ENCERRAMENTO DO CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE MANUTENÇÃO - CNBMNT

No último dia 19, na cidade de Florianópolis, ocorreu a solenidade de encerramento do Curso de Noções Básicas de Manutenção (CNBMnt) - 2ª edição, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

O curso foi realizado no auditório do Departamento de Engenharia de Produção e nos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O CNBMnt é uma parceria realizada entre o CBMSC e a UFSC, por meio do Departamento de Engenharia Mecânica e do Centro Tecnológico, proporcionando aos alunos da corporação o aprendizado e a atualização de conhecimentos na área específica de mecânica de veículos e equipamentos motomecanizados.

No total, 30 alunos, entre CBMSC, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Polícia Científica (PCI), concluíram o curso que teve instruções teóricas e práticas sobre manutenção de veículos, sistemas veiculares, componentes eletrônicos, gestão de manutenção produtiva total (TPM), montagem e desmontagem de motores a combustão interna, funcionamento e regulagem de motores, entre outros.

Estiveram presentes na solenidade, o coronel Paulo Diniz Arruda Nunes - diretor de Instrução e Ensino do CBMSC, o capitão Marcelo dos Santos Rodrigues - chefe do Centro de Bens Móveis da Divisão de Logística da Diretoria de Logística e Finanças do CBMSC e coordenador do CNBMnt, o professor Dr Edson de Pieri - Diretor do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, o professor Dr Amir Antônio Martins de Oliveira - professor do CNBMnt, o professor Dr Lauro Cesar Nicolazzi - professor do CNBMnt, o professor Dr Gilson Nunes Maia - professor do CNBMnt. O professor Dr Rodrigo Bastos Fernandes - professor do CNBMnt, não pôde se fazer presente.

Na ocasião, os alunos participantes elogiaram e deram suas contribuições para que os próximos cursos sejam ainda melhores. Os instrutores também proferiram agradecimentos aos alunos, que a partir de hoje, são difusores dos aprendizados e conhecimentos adquiridos durante o curso, e terão o compromisso de repassar para os seus colegas as informações recebidas e coloca-las em prática na fiscalização dos contratos administrativos entre o CBMSC e as oficinas mecânicas contratadas.

Os alunos receberam, das autoridades presentes, os certificados de agradecimento pela participação no curso. Dois alunos foram destaque no curso e receberam uma atenção especial, pela contribuição e participação durante o curso. Da mesma forma, os professores foram agraciados com os certificados de agradecimento e mimos pela contribuição ofertada aos alunos.

Sendo assim, o CBMSC agradece novamente pela oportunidade de poder contar com a contribuição de renomados professores da área de engenharia mecânica e que esta parceria continue a crescer e oportunizar novas áreas de estudo para ambas as instituições, visando a melhoria dos processos de controle gerencial da manutenção de veículos e equipamentos motomecanizados.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." - José de Alencar.

Texto: capitão Marcelo dos Santos Rodrigues
Imagens: Divulgação CBMSC/major Daniel Souza Dutra