PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (634 palavras)

COORDENADORIA DE ASSUNTOS BOMBEIRA MILITAR DO CBMSC PARTICIPA DO VII ENBOM EM BRASÍLIA

Entre os dias 24 e 26 de maio aconteceu o VII Encontro Nacional das Bombeiras Militares (ENBOM), na Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro, em Brasília, reunindo mais de 450 participantes, dentre elas 07 bombeiras militares de Santa Catarina, que fazem parte da Coordenadoria de Assuntos Bombeira Militar. 



Representantes do CBMSC:

Capitão Juciane da Cruz May – Centro de Comunicação Social

1º Tenente Fernanda Gabriela SANTOS - Estado-Maior Geral

Subtenente RR Ivete Ramon - Ouvidoria

Cabo Bibiana Becker Nunes Pacheco - 10º Batalhão de Bombeiros Militar - São José

Cabo Marciéli bevilaqua - 2º batalhão de bombeiros militar - Videira

Soldado Daniele da Silva Westphal - 5º Batalhão de Bombeiros Militar - Lages

Soldado Camila Suelen Marca - 6º Batalhão de Bombeiros Militar - Chapecó


O evento contou com militares de todos os estados, com o intuito de discutir alternativas para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados pelas bombeiras em suas corporações. As palestras ministradas trouxeram assuntos como liderança; contribuição das ciências do esporte para a equidade entre os gêneros na atividade física; saúde mental; e assédio moral e sexual nas instituições militares.

O intercâmbio de conhecimento gerado nesse tipo de evento agrega valor à corporação uma vez que há possibilidade de direcionar esforços para soluções de problemas, bem como a troca de experiências entre as bombeiras militares das instituições.

"O evento vem ao encontro das estratégias de promoção de políticas de equidade de gênero, de erradicação da discriminação e da violência contra a mulher no exercício da profissão de bombeira militar, da garantia de um ambiente de trabalho ético e íntegro, bem como inspira força por meio das diversas vozes, de todos CBM do país, à padronização nacional de diretrizes de ação, planos e programas relacionados ao tema. Almejo que as ações propostas sejam continuadas e/ou implementadas com a participação de todos militares e parceiros profissionais, homens e mulheres engajados a uma corporação e sociedade equânimes, pois essa é uma responsabilidade de todos"; exalta a presidente da Coordenadoria de Assuntos Bombeira Militar, tenente-coronel Ana Paula Guilherme.


Homenagem

No segundo dia do evento, a subtenente RR Ivete Ramon foi homenageada juntamente com outros militares e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da carreira de tantas bombeiras militares.



Competição

No último dia do evento a prova profissional - DESAFIO ENBOM movimentou a academia. A prova individual, que consiste em 04 etapas que devem ser completadas em no máximo 10 minutos, teve a soldado Camila Marca, como representante do CBMSC. Ela conquistou o 4º lugar na categoria 01, de até 30 anos.



Reunião do Comitê Nacional de Bombeiras Militares

Concomitantemente com o ENBOM, aconteceu a reunião do Comitê Nacional de Bombeiras Militares (CNBM), com a presença da capitão Juciane e da subtenente Ivete. Neste momento foram apresentados resultados obtidos para criação de diretrizes nacionais que visam à melhoria das condições profissionais das bombeiras militares nas corporações.

O comitê é um dos 11 grupos de trabalho instituídos pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militar do Brasil (Ligabom). Este grupo tem o objetivo de analisar, discutir e normatizar procedimentos, equipamentos, estudos e técnicas para melhoria do desempenho administrativo e operacional dos Corpos de Bombeiros.


Créditos:
Texto: tenente Fernanda Gabriela dos Santos e Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: tenente Fernanda Gabriela dos Santos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193