Entrega de viatura, homenagens e formatura em Capivari de Baixo

Na sexta-feira (19/07), ocorreu a Formatura do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários e entrega da viatura Auto Socorro de Urgência ao GBM de Capivari de Baixo. O curso teve 41 alunos matriculados, 2 alunos excluídos, 9 alunos desistentes e finalizou com 30 alunos aprovados. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem a honra de formar 30 cidadãos que concluíram com êxito o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários de Capivari de Baixo. Com carga horária de 344 horas de aulas teóricas e práticas. O curso de formação de bombeiros comunitários consiste na capacitação de pessoas da comunidade com conhecimentos e técnicas das principais atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.  A partir de agora os novos bombeiros comunitários estão habilitados a prestarem o serviço voluntário junto ao CBMSC, atuando em conjunto às equipes de bombeiros no atendimento de ocorrências, além de estarem aptos a prestarem os primeiros atendimentos quando se depararem com algum tipo de emergência, garantindo maior proteção à comunidade em que estão inseridos.

A solenidade foi marcada também pela entrega do Título Honorífico “Amigo do Bombeiro”, instituído pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Uma forma de reconhecer e destacar as parcerias que pessoas e empresas desenvolvem com a corporação visando melhorar as condições de trabalho da nossa instituição, com isso contribuindo, substancialmente, no aumento da qualidade de vida da população. Receberam o diploma o gerente do núcleo administrativo da empresa Engie Brasil Energi, Jeferson Silva Oliveira e o Administrador do núcleo administrativo da Engie, Júlio César Lunard.

A solenidade teve ainda o ato de entrega de medalhas de mérito bombeiro militar, de tempo de serviço e de mérito comunitário aos bombeiros militares e às autoridades:

- Medalha tempo de serviço categoria bronze -  por ter completado 10 anos de serviço: Cabo BM Rafael Beltrame;
- Medalha de mérito atendimento pré hospitalar: Soldado BM Alexandre Pereira Sampaio;
- Medalha de mérito segurança contra incêndio: Soldado BM Marcos Cidade dos Santos;

- Medalha Mérito Bombeiro Comunitário:
- Valdeci Francisco Algayer, gerente núcleo administrativo Engie Brasil energia;
- Jeferson Silva de Oliveira,  gerente núcleo administrativo Engie Brasil energia.

O último ato da solenidade foi e entrega de viatura Auto Socorro de Urgência – ASU, uma ferramenta imprescindível ao Corpo de Bombeiros Militar para o atendimento à comunidade. Utilizada no serviço de atendimento pré hospitalar, esta viatura é empregada de forma intensa no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e nas emergências clínicas. A viatura foi doada pela empresa Engie Brasil Energia, que solidarizada com a necessidade do Corpo de Bombeiros Militar de Capivari de Baixo e com a conscientização da importância do serviço de atendimento pré-hospitalar para a comunidade da região, fez a doação.

O evento contou com a presença do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Ricardo Steil, do diretor da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, Tenente Coronel BM  Marcos Aurélio Barcelos, do Comandante Interino do 8°Batalhão de Bombeiros Militar, Major BM Diogo de Souza Clarindo, do prefeito de Capivari de Baixo, Nivaldo de Souza, do Diretor Administrativo da Engie Brasil energia, Júlio César Lunard, Gerente de geração complementar da Engie Brasil energia, Sérgio Roberto Maes, Gerente do núcleo administrativo de Engie Brasil energia, Jeferson Silva Oliveira, Coordenador do núcleo administrativo Engie Brasil energia, Valdeci Francisco Algayer e demais oficiais, praças e autoridades.

Créditos: Soldado BM Alesanco Neves de Farias