PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (470 palavras)

EQUIPE DE PLANTÃO EM LAGES ATENDE CAPOTAMENTO NO RIO CARAHÁ

Na manhã de segunda-feira, 10, por volta das 09h50min, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Unidade Avançada do SAMU, em Lages, foram acionadas para atender uma ocorrência de acidente de trânsito.  



Chegando ao local, os bombeiros confirmaram a ocorrência, porém encontraram dois veículos dentro do rio, escorados em um barranco íngreme. O veículo mais próximo a água estava capotado (com os rodados para cima), sobre o barranco e um tubo de concreto. O veículo Classic, cor prata, era conduzido por um masculino, 64 anos, o qual estava deambulando pelo local, consciente e orientado, com ausência de ferimentos aparentes e recusou ser encaminhado para atendimento médico. Segundo relatos, o condutor teve sua preferencial cortada pelo outro veículo. Com a parte da frente do veículo apoiado sobre o assoalho do Classic estava o veículo Virtus, cor branco, conduzido por um masculino de 38 anos, o qual estava no interior do veículo, consciente e confuso, também com ausência de ferimentos aparentes. 



Antes de iniciar o atendimento à vítima, foi necessário gerenciar os riscos. De imediato ao estacionar o caminhão auto bomba tanque resgate (ABTR-130), foi esticado o cabo de aço do guincho e fixado no veículo Virtus, evitando sua movimentação. Posteriormente foi utilizado o cabo de aço do guincho do caminhão (ABTR-105) para estabilizar dois blocos de concreto da mureta de contenção, as quais foram danificadas com a colisão e estavam penduradas sobre a ponte, acima dos veículos e da equipe de resgate. Com os riscos gerenciados, foi posicionada uma viatura da Guarda Municipal sobre a via e foi utilizada a roda dianteira da viatura como ponto de ancoragem para um sistema de redução de força, o qual se utilizou para içamento da vítima até a via. Com o sistema de redução de força pronto, a vítima foi estabilizada em maca rígida e colocada dentro de uma maca de ribanceira.



Foi fixado o sistema de redução de força na maca e mais um cabo guia na lateral da maca. Em seguida, a vítima foi içada em segurança para a parte de cima do barranco (aproximadamente 5 metros acima), sobre a via, onde recebeu o atendimento pela médica do SAMU. Posteriormente foi encaminhada ao hospital pelos socorristas. Após desmobilização, o local ficou aos cuidados da Polícia Militar e dos Agentes de Trânsito.


Créditos:
Texto: sargento Éder Madruga
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193