A equipe de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) concluiu nesta quarta-feira (10) o primeiro dia de provas no World Rescue Challenge 2025, realizado na Croácia. A disputa envolvia cenários simulados de acidente veicular, com atores que representavam vítimas presas nas ferragens.
O time catarinense, que está entre as 36 melhores equipes do mundo, extraiu duas vítimas dentro do tempo previsto e, apesar de algumas adversidades, foi elogiada. Segundo os participantes, o objetivo agora é aprimorar algumas técnicas para as próximas etapas.
O Desafio Mundial de Resgate Veicular reúne os melhores profissionais do mundo em simulações de ocorrências complexas, com foco em técnicas atualizadas e segurança dos atendimentos. A presença do CBMSC neste evento internacional é um marco que reforça o compromisso com o constante aperfeiçoamento dos bombeiros militares.
No cotidiano, os acidentes de trânsito estão entre as ocorrências mais frequentes atendidas pelo CBMSC em todo o estado. Por isso, a corporação investe continuamente em capacitações, intercâmbios e treinamentos especializados, buscando alinhar-se às melhores práticas para salvar vidas nas estradas catarinenses.
Esta é a quarta participação do CBMSC em campeonatos mundiais da modalidade. Para chegar ao Desafio Internacional na Croácia, foram necessários meses de preparação intensa, dedicação voluntária e apoio de pessoas e instituições que acreditam no trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O World Rescue Challenge segue até o dia 12 de setembro, com provas diárias. No horário de Brasília, as próximas datas e horários são: 11 de setembro às 7h30 e 12 de setembro às 5h.
A equipe do CBMSC participante das provas é composta pelos militares: Subtenente Somensi, sargento Alberto, Sargento Gheller, cabo Pinheiro, cabo Devilla e cabo Giovanni.
O público pode acompanhar as disputas ao vivo pelo YouTube, no link: World Rescue Organisation