PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (350 palavras)

EQUIPE DO CBMSC DE GARUVA REALIZA PARTO EMERGENCIAL


A equipe de plantão da ambulância de Garuva se deslocou para o local da ocorrência, uma garagem. A grávida de 32 semanas foi encontrada "coroando" em um sofá, no atendimento pré-hospitalar, usa-se o termo coroamento, quando o bebê está prestes a nascer, que é quando a cabeça do bebê já está aparecendo, a equipe de resgate iniciou o atendimento e o cabo Alamir, bombeiros comunitários (BC) Patrícia e Farias pediu à mãe que ficasse em posição anatômica utilizada nos partos.


Mas a gestante recusou, estava passando por uma situação conhecida como estado puerperal. O estado puerperal é o momento da expulsão da criança do ventre materno até o nascimento. É o estado de distúrbios físicos e psicológicos que acometem as mulheres, decorrentes do parto.



A BC Patrícia usou esse argumento para convencer a mãe a deixar a equipe realizar os cuidados e poder salvar o bebê. Após muito esforço, a equipe conseguiu iniciar o atendimento, realizou o parto de emergência e o bebê nasceu sem resposta, todo roxo. 

A equipe colocou os grampos do cordão umbilical, esperou o momento certo para realizar o corte, limpou as vias aéreas e o corpo do recém nascido o aqueceu e realizou estímulos dentro de aproximadamente quatro minutos o bebezinho começou a chorar bem fraquinho. Já sendo conduzido ao pronto atendimento de Garuva para uma avaliação médica. Graças a atitude corajosa da equipe o bebezinho está bem.


Créditos:
Texto: 3º Sargento Felipe Lucena Bitencourt
Imagens: divulgação CBMSC/Garuva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193