PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (418 palavras)

EQUIPES DE PLANTÃO DE SÃO JOSÉ COMBATEM INCÊNDIO RESIDENCIAL NO BAIRRO PRAIA COMPRIDA

No dia 16, por volta das 17h30, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em São José, foi acionada para combater um incêndio em residência no bairro Praia Comprida. 

Em deslocamento ao local, confirmou-se o chamado. Era possível ver fumaça saindo da residência à distância. Chegando ao local, foi constatada uma residência de alvenaria de três pavimentos, com grande quantidade de fumaça saindo por uma janela do terceiro pavimento que se encontrava meio aberta.



O proprietário da residência estava no local e relatou que já havia desligado o disjuntor geral e suspeitava que o foco do incêndio poderia ser o veículo, no interior da garagem no pavimento térreo. Foram feitos acessos ao interior da residência, tanto para saída da fumaça, quanto para a entrada dos bombeiros, que adentraram com o objetivo de encontrar o foco de incêndio. Após a chegada da equipe de plantão, do caminhão tanque e do apoio do efetivo administrativo, iniciou-se o combate. O cabo José Antônio Silva de Lima Vieira, que estava de folga e é vizinho da residência também auxiliou no atendimento.

Para auxiliar na identificação do foco do incêndio, foi utilizada uma câmera térmica onde foi constatada uma temperatura superior a 300ºC na garagem. Sendo assim, foi montada mais uma linha de ataque para combate ao fogo. Ao abrir o portão da garagem, foi encontrado um veículo totalmente queimado com partes ainda em chamas. Foi realizado o combate dos focos de incêndio e utilizados aproximadamente 500 litros de água.



Após a extinção do incêndio e resfriamento do local, foi realizada a abertura de todas as janelas da edificação, e iniciada assim a ventilação forçada com utilização do ventilador, para dispersar a fumaça que atingiu todos os cômodos da residência. 



Após a ventilação, o local foi isolado para posterior perícia e o proprietário orientado sobre os procedimentos a serem seguidos.

Participaram dessa ocorrência oito bombeiros militares e dois bombeiros comunitários, com as viaturas caminhão de primeira resposta (ABTR-185), caminhão tanque (AT-55) e as viaturas AR-133 e ATM-207.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193