PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (502 palavras)

AÇÃO RÁPIDA DO CBMSC EM LAGES IMPEDE QUE RESIDÊNCIA DE MADEIRA SEJA DESTRUÍDA PELO FOGO

No sábado, 01, por volta das 18h, a equipe de plantão se deslocou, com todas as viaturas operacionais ativadas, até o bairro São Francisco, na cidade de Lages, para atendimento de ocorrência envolvendo incêndio em residência. 

A residência de aproximadamente 500 metros quadrados, construída em madeira, estava parcialmente tomada pelo fogo, em fase de crescimento. Anexo à residência, havia uma edificação com diversos cômodos (denominada pelo proprietário de "galpão"), cuja parte superior estava completamente tomada pelo fogo, dali propagando o incêndio para a residência, pelas paredes e cobertura.



De imediato, foram montadas duas linhas de ataque para o combate ao incêndio, uma delas sendo utilizada na parte anexa à residência, próximo à parede e à cobertura, a fim de diminuir e controlar as chamas. Ao mesmo tempo, a 2º linha foi utilizada no interior da residência, no segundo piso, evitando assim que o fogo viesse a se propagar para o interior da edificação.

Dessa forma, o incêndio foi combatido por dois lados distintos, de modo que os combatentes que estavam no interior da residência, no segundo piso, controlassem as chamas e auxiliassem no combate ao incêndio que, em um segundo momento, se concentrava na área anexa. Com aproximadamente 5 minutos de combate ao fogo, a intensidade das chamas foi reduzida drasticamente, não oferecendo perigo de propagação para a residência.

Foi montada ainda uma terceira linha, concentrando assim todos os esforços no galpão. Com aproximadamente 25 minutos de combate, o fogo já estava sob controle.

Cerca de 17 mil litros de água foram utilizados para o combate e controle total do incêndio, incluindo a fase de rescaldo, com tempo total estimado de 3 horas, até que todos os focos que pudessem causar a reignição do incêndio fossem controlados. 



Três pessoas se intoxicaram com a fumaça, ao tentar realizar o combate ao fogo antes da chegada da equipe de plantão. Eles utilizaram uma reserva técnica de incêndio com 5 mil litros de água para controlar o incêndio, sem êxito. Foram prestados os primeiros socorros às vítimas.

Na edificação residiam 4 pessoas, todas maiores de idade, as quais não estavam no local no momento em que o fogo eclodiu. As causas do incêndio ainda estão sob investigação, por meio de elaboração de Informe Pericial, pelo CBMSC.

A chegada rápida dos comabtentes no local foi imprescindível, pois é fundamental no início do combate ao incêndio, principalmente em edificações de madeira, nas fases iniciais, o que foi realizado de maneira ágil e assertiva pelos bombeiros militares e comunitários de serviço, digno de elogios.


Créditos:
Texto: sargento Éder Madruga
Imagens: sargento Éder Madruga
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193