PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (319 palavras)

EQUIPES DE PLANTÃO EM LAGES SÃO ACIONADAS PARA CORTE DE ÁRVORE EM CONDIÇÃO DE RISCO IMINENTE

Na sexta-feira, 30, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Lages, deslocaram-se para realizar o corte de uma araucária, que apresentava risco iminente de queda sob uma residência, no bairro Santa Mônica. 



O solicitante, que era o responsável pela árvore e pela residência, relatou que teve alguns percalços na tentativa de realizar a derrubada da araucária (de aproximadamente 16 metros), desgalhando apenas um dos lados do pinheiro e executando o primeiro corte em um ângulo errado. Com as ações mal calculadas para a realização do corte e a situação agravada pelo vento moderado, criou-se uma condição de risco iminente.

Com a chegada da equipe, o local foi avaliado, realizado o gerenciamento dos riscos e observou-se a necessidade de realizar o tracionamento do pinheiro, para eliminar o risco de queda sob a residência. Foi necessário utilizar uma ancoragem direcional com dois pontos de tração, com utilização dos guinchos dos caminhões auto bomba tanque resgate ABTR-105 e ABTR-130, além de força humana para direcionar a queda do pinheiro. 



Após duas horas de planejamento e trabalho de ancoragem, foi possível realizar a derrubada da araucária, sem causar danos às residências próximas e sem comprometer a segurança dos envolvidos.

A Defesa Civil havia emitido um laudo técnico de supressão vegetal, deferindo a derrubada do pinheiro, cujo documento foi apresentado e verificado pelo comandante da operação. 


Créditos:
Texto: major Heloísa Helena Battisti
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193