PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (450 palavras)

EQUIPES DE PLANTÃO EM RIO DO SUL REALIZAM DESENGASGO DE CRIANÇA

No sábado, 22, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Rio do Sul, foi surpreendida com gritos de desespero e pedidos de socorro em frente aos portões do quartel. Eram os pais de um bebê de 10 meses que já estava sem a presença de respiração devido a um engasgamento. 

De imediato, o chefe de socorro, sargento Maycon França, ouvindo os pedidos de ajuda foi ao encontro dos pais, pegou a criança em seus braços e iniciou as manobras de desobstrução de vias aéreas. Os demais membros da equipe de plantão e a equipe do SAMU também correram até o local para auxiliar no salvamento do bebê.



Segundo o relato do sargento França: "Imediatamente iniciei as manobras para desobstrução das vias respiratórias, sendo que a criança voltou a respirar apenas com a inclinação da cabeça e a tapotagem nas costas."

Nas imagens de monitoramento da câmera de segurança do quartel é possível ver a chegada dos pais com a criança já inconsciente nos braços e as manobras de desengasgamento realizadas pela equipe de plantão.

Mesmo que este tenha sido um caso de sucesso, reforçamos a importância das pessoas aprenderem a realizar as manobras de desengasgamento antes da emergência acontecer. Portanto, caso um engasgamento aconteça e não consiga realizar o procedimento, ligue para o número emergência do Corpo de Bombeiros Militar - 193, evitando ir até os quartéis em busca de ajuda, pois além de colocar a sua vida em risco no trânsito, a equipe de plantão pode estar em outro atendimento e não haver ninguém disponível para ajudar.

O 15º Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM) ressalta a importância de manter a calma ao ligar para a Central de Emergência Bombeiro Militar, 193, para que as instruções sejam recebidas com clareza e realizadas corretamente.

Para ensinar as manobras de desengasgamento de bebês, crianças e adultos, além de outros procedimentos de emergência, o CBMSC disponibiliza de forma digital e gratuita o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), que prepara a população em noções de primeiros socorros, capacitando-as a atuar na primeira resposta em situações de emergência, evitando ou minimizando consequências desastrosas.

Confira o vídeo de uma ocorrência de bebê engasgado salvo por telefone:



Créditos:
Texto: soldado Raquel Baade e agente temporária Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193