Às 9h50 da última segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Papanduva foi acionado para atendimento de uma ocorrência de salvamento animal, no município de Santa Terezinha, localidade de Pinheiro Torto. Segundo o solicitante, um cão estava desaparecido desde a terça-feira, 05.
Após um morador realizar buscas pela mata, que tem um terreno com grandes paredões de pedra e desfiladeiros, ouviu latidos vindo de dentro de um cânion. Ao se aproximar conseguiu visualizar e confirmar que se tratava do cão que estava desaparecido.
Sem recursos para realizar o resgate por meios próprios, o solicitante entrou em contato com o CBMSC para solicitar atendimento. Uma equipe com bombeiros de Papanduva e Mafra realizaram um deslocamento de cerca de 40 km em estrada de chão e mais 2 km por trilha mata adentro para enfim localizar o animal e iniciar o resgate.
O cão estava em um cânion formado pela ação das águas de uma cachoeira, com mais de 20 metros de altura, por isso foi necessário utilizar técnicas de salvamento em altura para este resgate. Após um rapel foi possível resgatar o cãozinho que estava assustado, mas sem qualquer ferimento. O mesmo foi entregue aos seus responsáveis.