Apesar do aumento significativo no número de turistas, 3.608 pessoas foram salvas, no período de 16 de dezembro de 2024 a 09 de março de 2025. Houve ainda uma redução proporcional no número de óbitos em comparação com temporadas anteriores, evidenciando a eficácia das ações preventivas e de segurança implementadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Em relação às prevenções, mais de 13 milhões de ações foram realizadas pelos Guarda-Vidas. Entre as principais atividades, estão os avisos verbais, apitos, colocação de bandeiras nas praias e orientações aos banhistas. No mesmo período, 4.221 crianças foram encontradas com o auxílio de Guarda-Vidas, sendo um provável reflexo do aumento de turistas neste ano. As ocorrências com lesões por água-viva tiveram um índice menor do que em temporadas anteriores, com 27 mil casos registrados.
Ainda na alta temporada, a corporação utilizou 163 embarcações, 53 moto aquáticas, 33 quadriciclos, 03 aviões e 02 helicópteros, além de 145 viaturas operacionais - exclusivas para o serviço de salvamento aquático no Estado.
Apenas na alta temporada 2024/2025, 7.895 crianças foram certificadas no Programa Golfinho, em todo o Estado. Novas turmas ainda serão formadas durante a pós-temporada.
Redução na proporção de óbitos por afogamento
Considerando o crescimento expressivo no fluxo de visitantes estrangeiros e do aumento dos dias de operação, a temporada registrou uma redução proporcional no número de óbitos, reforçando a importância das ações preventivas e educativas realizadas pelo CBMSC. A Estação Verão 2024/2025 reafirma o compromisso do CBMSC com a segurança e bem-estar de moradores e turistas nas praias catarinenses.
Durante a alta temporada 2024/2025, foram registrados 38 óbitos por afogamento, 04 casos estão sob investigação e uma vítima desaparecida. Em um cálculo proporcional aos dias de operação, é possível constatar que houve uma redução neste tipo de ocorrência. Mesmo se todos os casos em investigação forem confirmados, chegando a 43, o índice ainda está abaixo do índice de 2022/2023.
Comparativo - Média de óbitos por dia:
2022/2023: 0,62 óbitos/dia (44 óbitos em 71 dias)
2023/2024: 0,60 óbitos/dia (39 óbitos em 65 dias)
2024/2025: 0,45 óbitos/dia considerando 38 óbitos (ou 0,52 óbitos/dia se os 43 forem confirmados, ainda abaixo do índice de 2022/2023).
Redução de óbitos em áreas guarnecidas: Redução para 5 casos em águas salgadas, contra 7 no verão passado e 8 no anterior.
Crianças encontradas: 4.221 crianças foram localizadas e devolvidas em segurança aos seus familiares.
CBMSC INICIA PÓS-TEMPORADA DA ESTAÇÃO VERÃO E SEGUE ATUANDO NO LITORAL CATARINENSE
Apesar de encerrar a alta temporada, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar ainda não terminou nesta na Estação Verão. A partir do dia 10 de março, inicia-se a pós-temporada, que terminará apenas em 21 de abril – após o feriado de páscoa. Neste período, a corporação seguirá com guarda-vidas nas praias, mas realiza uma redução gradativa, desativando os postos de acordo com o movimento de turistas nos balneários do Estado.
Em dias de semana haverá redução de postos guarda-vidas, para que aos finais de semana, onde se intensifica o movimento nos balneários, as praias tenham mais efetivo para a segurança população catarinense. Esta gestão será feita localmente, onde serão avalizados fatores como previsão do tempo, movimento nos balneários, entre outros. Assim, o recurso de 27 milhões de reais destinado pelo Governo do Estado ao CBMSC realizar a Estação Verão é utilizado na pré-temporada, alta-temporada e pós-temporada.
A seguir, confira os dados da alta temporada em um comparativo com o mesmo período nos anos anteriores.
Como saber em quais praias há posto de guarda-vidas ativo?
O aplicativo CBMSC Cidadão oferece gratuitamente dados essenciais para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses.
No ícone "Praias", é possível consultar as condições do mar, indicadas pelas cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo, além da incidência de águas-vivas e balneabilidade da água.
Os postos ativados e com baixo risco de afogamento estão sinalizados pela bandeira verde; os postos com bandeira vermelha indicam alto risco de afogamento e os locais com a bandeira preta indicam que o posto está desativado.