Na tarde desta segunda-feira, 5, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuaram no combate a um incêndio em um residencial geriátrico na Barra da Lagoa, no Norte da Ilha de Florianópolis. A rápida resposta das equipes evitou que o fogo se alastrasse e garantiu a segurança dos 24 idosos que residiam no local.
Ao chegarem ao local, as equipes encontraram o início de incêndio parcialmente controlado por extintores, localizado na área de serviço do residencial, com propagação para um cômodo adjacente de aproximadamente 8 m².
Como havia risco potencial a moradores com dificuldade de locomoção, as equipes iniciaram imediatamente os procedimentos de combate e evacuação. Foram montadas linhas de ataque, e a energia elétrica e o gás da edificação foram desligados para garantir a segurança da operação. Cerca de 250 litros de água foram utilizados no combate às chamas.
Durante a ação, a equipe da ambulância prestou atendimento a funcionários do residencial que inalaram fumaça ao tentar conter o incêndio. Felizmente, nenhum idoso precisou de atendimento médico. Os residentes foram realocados com segurança para uma pousada próxima, onde permaneceram até a reabilitação do local.
A Polícia Militar e o Inspetor de Incêndio do CBMSC também estiveram presentes para os procedimentos legais e periciais.
A atuação conjunta e rápida das equipes reforça o compromisso do CBMSC com a proteção da vida, especialmente de pessoas em situação de maior vulnerabilidade.