Na última terça-feira, 11 de novembro, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Iporã do Oeste recebeu uma visita que emocionou toda a corporação.
A pequena Maria Clara Griebler Wiest, de apenas um ano de idade, esteve acompanhada dos pais, Aline Griebler e Adair Wiest, para agradecer pessoalmente à equipe que, em 1º de julho de 2025, salvou sua vida durante um episódio de Obstrução de Via Aérea por Corpo Estranho (OVACE).
Na visita, a família foi recebida pela mesma guarnição que atendeu a ocorrência: o soldado Tailan Manfroi, o bombeiro comunitário profissional Leandro Bassi, e os bombeiros comunitários Valduir Marcos Heisler e Laércio Luiz Apel.
Os pais entregaram uma flor e uma comovente carta de agradecimento, expressando a gratidão pela atuação da equipe.
Em um dos trechos da carta, a mãe Aline recorda o momento vivido:
"Na virada do dia 1º de julho, passamos pelo pior momento das nossas vidas. Nossa pequena filha, desfalecida em nossos braços... Sem pensar, corremos ao encontro de vocês, que com muito profissionalismo reverteram a situação e nos conduziram até o hospital para todos os procedimentos.
Passados 133 dias do ocorrido, nos sentimos no dever de externar nosso mais sincero agradecimento pelo esforço, entrega e dedicação de todos os servidores do quartel de bombeiros de Iporã do Oeste, que seguem firmes no propósito de salvaguardar vidas alheias, mesmo com os riscos impostos às suas próprias vidas.
Vocês são heróis que trazem esperança, salvam vidas e despertam gratidão eterna.
Parabéns e obrigado.
Com carinho, Maria Clara Griebler Wiest, mamãe Aline e papai Adair."
O gesto emocionou os bombeiros e reforçou o verdadeiro sentido da missão da corporação: proteger e salvar vidas.