PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (392 palavras)

Filhotes do CBMSC estão a um passo da operacionalização

15122020

Cinco filhotes em treinamento para buscas estão perto de ficarem ativos junto com os sete cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na última semana, entre os dias 09 e 12, aconteceu a certificação na Floresta Nacional de Três Barras, organizada pelo 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas, que é responsável pela área.

 151220202

A prova, de nível nacional, foi realizada seguindo os protocolos sanitários indicados pela Secretaria de Estado da Saúde e todas as pessoas envolvidas na certificação realizaram teste para COVID-19 antes do deslocamento.

151220201

Para que um cão do CBMSC fique ativo, de acordo com a novo regulamento internacional, é preciso que os binômios – dupla entre bombeiro militar e cão – passem por três provas. A de nível V, que é para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Já a nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna e ainda a prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade, em relação a outra.

Cinco binômios estão aptos, aprovados no nível V, são eles:

- Cabo Matheus Premoli e cão Bono;

- Soldado David Canever e cadela Léia;

- Soldado Luciano Rangel e cão Orion;

- Soldado Guilherme Galli e cão Sasuke;

- Soldado Thiago Amorim e cadela Moana.

Os binômios: Cabo Alexandre de Souza e a cadela Zaara, Soldado Rangel e Orion; Soldado Galli e Sasuke e Soldado Amorim e Moana já estão aprovados também na busca diurna do nível A. O cão Bono, binômio do Cabo Premoli ainda não tem a idade necessária para a realização do nível A.

151220203

A arbitragem da prova foi realizada pelo Tenente-Coronel Walter Parizotto e o Capitão Alan Cielusinsky, ambos árbitros do Conselho Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC). Além disso, participaram da logística do evento o Capitão Clemente Michels, o 1º Tenente Tiago Domingos e o apoio veterinário ficou por conta do Soldado Josclei Tracz.

151220204

A próxima certificação deve ocorrer no início de 2021 e, assim, todos os cães passarão pela prova de nível A para operacionalização.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro
imagens: Soldado Eduardo De Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193