PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (319 palavras)

Florianópolis: Guarda-Vidas resgatam surfista na Praia Brava

 
Guarda-Vidas da Praia Brava, norte da ilha, em Florianópolis, resgataram um surfista que foi arrastado pela correnteza para cima das pedras no costão esquerdo da praia. O surfista de 28 anos foi arrastado pelas fortes ondas que atingiram a costa catarinense no último domingo (20/01). Após algumas séries de ondas, o surfista acabou ficando preso próximo às pedras no local conhecido como Garganta.
 
 
 
 
Assim que avistaram a aproximação do surfista as pedras, os Guarda-vidas se deslocaram como a moto aquática conduzida pelo Soldado BM Ricardo Martins e pelo Guarda-Vidas Civil Constantino. No local de difícil acesso, o surfista passou por grande dificuldade ao ser jogado contra o costão por diversas vezes, pelas violentas ondas que quebravam nas pedras.
 
 
 
 
 
Após a aproximação do local com a moto aquática, o guarda-vidas civil pulou e nadou para resgatar o surfista, enquanto o piloto da motoaquática aguardava o momento oportuno para o resgate. Após algumas tentativas, foi possível resgatar o surfista, que foi conduzido com segurança até a praia com a ajuda GVC, já que a vítima encontrava-se consciência porém debilitada, com escoriações pelo corpo devido ao choque com as pedras do costão.  
 
Segundo o Soldado BM Martins, “o intervalo curto entre as séries de ondas e a dificuldade de acessar o local onde a vítima se encontrava, que tem muita correnteza e pedras, dificultaram o resgate”. A vítima recebeu atendimento pré-hospitalar no Posto de Salvamento da praia e passa bem.
 
Confira o resgate no vídeo abaixo:
 
 

 
 
 
O CBMSC orienta as pessoas que evitem áreas próximas a costões, onde existem correntes de retorno, respeitem as sinalizações e as bandeiras nas praias e que procurem os guarda-vidas para saber das condições do mar e os perigos de cada praia.
 
 
Créditos: Informações: Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
 
 
emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193