Florianópolis realiza evento alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Um dia após o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o 1° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), como sede no município, promoveu um simulado de abandono predial em situação de emergência, na quarta-feira, 04, na Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, que fica no bairro Santinho. A ação é voltada especificamente para que estudantes e profissionais da educação saibam orientar a comunidade escolar como agir em situações de emergência, aplicando de forma pioneira o uso da Língua Brasileira de Sinais – oportunizando à crianças e profissionais o contato com a linguagem, para saber como agir nestes casos na presença de surdos.

10.12.19 Florianpolis Dia Internacional Pessoas Deficiencia

O evento contou com a presença de viaturas e profissionais de resgate do 1º BBM, sob o comando do Tenente Coronel BM Diogo Bahia Losso, comandante da unidade, e do coordenador de Prevenção da Rede Municipal de Ensino, Bombeiro Comunitário Charles Schnorr.

Para o Tenente Coronel BM Losso, "exercícios desta natureza são muito importantes para a comunidade escolar, que além de estar preparada para a necessidade de evacuação da edificação em uma situação de sinistro, aumenta a percepção quanto aos riscos existentes, capacitando este grupo a agir preventivamente. É fundamental também para que nossas equipes também venham a interagir com a comunidade escolar e conhecer a realidade das escolas e creches.”

10.12.19 Florianpolis Dia Internacional Pessoas Deficiencia 01

De acordo com a Gerente de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Educação, professora Ana Paula Felipe, para orientar e auxiliar no exercício fizeram-se presentes os intérpretes de Libras da Secretaria de Educação: Mike Silva de Oliveira e Muyara dos Santos, que vêm desenvolvendo nos últimos meses um trabalho de aproximação com as ações preventivas.

Créditos: Texto e fotos: B-5 do 1º BBM