PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (389 palavras)

FLORIANÓPOLIS RECEBE PALESTRA COM ENFOQUE NO SETEMBRO AMARELO: MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Na tarde desta quinta-feira, 15, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Florianópolis recebeu em sua sede a psicóloga cabo Mariana Gabriella Sdrigotti abordando o tema Setembro Amarelo, referente ao mês de prevenção ao suicídio. 



O mês de setembro é voltado para prevenir o suicídio entre militares e celebrar a vida. Em uma metáfora no meio Militar: atender ocorrências adversas é inevitável mais cedo ou mais tarde, porém, o que é evitável é atendê-las sem o devido treinamento e equipamento. O mesmo é válido para a saúde mental, deparar-se com adversidades da vida é certo, porém estar vulnerável para enfrentá-las pode sim ser evitado.

Na palestra, a cabo Mariana retratou as diversas maneiras de perceber a mudança de comportamento de colegas de trabalho que passam por um momento delicado, as formas de auxiliá-lo e apoiá-lo e o encaminhamento que deve ser feito para o tratamento.

Dentre as mudanças de comportamento, deve-se atentar a:
- Isolamento;
- Mudanças marcantes de hábitos;
- Perda de interesse por atividades que gosta;
- Alterações no sono ou apetite;
- Piora no desempenho no trabalho;
- Descuido com a aparência.

Estes são sinais de alerta que podem indicar a necessidade de ajuda.

Uma importante instituição que está disponível tanto para os bombeiros, bem como para a população em geral, é o Centro de Valorização da Vida, que possui um serviço gratuito, 24 horas por dia, pelo telefone 188, ou ainda por chat no site www.cvv.org.br.



A conversa também estimulou a troca de experiências entre os bombeiros presentes, incentivando-os a expor momentos em que já se depararam com casos de tentativas de suicídio, principalmente em ocorrências no dia a dia do serviço, focando no diálogo como forma de entender seus sentimentos e assim poder trabalhá-los.

É importante salientar que a prevenção ao suicídio não se faz apenas em setembro, pelo contrário, se faz todos os dias do ano.


Créditos:
Texto: agente temporário Mariane Schmitt
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193