PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (330 palavras)

Força-tarefa 03 realiza treinamento em travessia na Serra do Tabuleiro

A Força-Tarefa do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, realizou treinamento de Busca e Resgate Terrestre nos dias 23 e 24 de julho de 2019 no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, localizado entre os municípios de São Bonifácio – SC, Águas Mornas – SC e Santo Amaro da Imperatriz - SC. A travessia teve duração de 29 horas e percurso de 28 quilômetros.

 

 

Durante a realização da instrução, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias para auxiliar na busca de pessoas perdidas, como o aplicativo Wikiloc (ferramenta de navegação que propicia ao usuário transmissão de sua localização e informações acerca de rotas a serem percorridas). Foram relembrados os procedimentos para utilização de GPS, bem como a navegação em campo.

 

 

A equipe que realizou a travessia contou com nove bombeiros militares da FT-03 apoiados por mais dois bombeiros militares e um bombeiro comunitário. Além da finalidade da prática da navegação, a travessia proporcionou a oportunidade de desenvolvimento da resistência operacional, por conta das dificuldades do terreno, juntamente com a possibilidade de testar os equipamentos de sobrevivência, como a mochila, barraca, isolante térmico, fogareiro, ração operacional. O pernoite foi realizado em campo aberto após 17 quilômetros de caminhada, após o pôr-do-sol.

 

 

O propósito da instrução foi a capacitação continuada dos integrantes da FT-03, promovendo o desenvolvimento do trabalho em equipe e a coesão dos membros que atuam nas diferentes OBM (quartéis) pertencentes à circunscrição do 3º BBM. Esses indivíduos estão mais preparados e capacitados para atuar em emergências envolvendo busca e resgate de pessoas perdidas. Podendo realizar um serviço mais qualificado e eficiente para toda sociedade catarinense.

Participantes: Cap Renan Cesar, 1º Ten Pamplona, 1º Ten Franz, Sd Elton, Sd Leiria, Sd Claudio, Sd Bopp, Sd Mormano, Sd Eger, Sd Lunardelli, Sd Augusto e BC Buss.

 

 

Créditos:

Texto: Sd BM Claudio Luis da Silva Junior

Fotos: 3º BBM
Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193