Força-Tarefa do 10ºBBM realiza treinamento de corte árvores

Um registro bastante comum provocado por variações climáticas extremas, que resultam em desastres naturais, é a queda de árvores, por excesso de vento, solo encharcado ou deslizamento de terra. Nessas situações, o Corpo de Bombeiros Militar é costumeiramente acionado para retirada ou corte das árvores, por isso, deve estar sempre preparado.

Visando preparar os militares que atuam diretamente em situação calamitosas, a equipe da Força- Tarefa do 10° Batalhão de Bombeiros Militar de São José, participou de uma instrução de técnicas de corte de árvores, no dia 14 de junho no parque da Serra do Tabuleiro.

A instrução foi divida em oficinas de manutenção básica em motosserra, técnicas de tombamento direcionado de árvores, forma correta de corte para que evite o trancamento do sabre e técnicas de corte ancorados.

Os instrutores foram: o Sargento BM RR Wilmar Back, Sargento BM Marcelo dos Santos, Sargento BM Daniel João Martins e Sargento BM Reinaldo Barbosa Sabino

Para o 1 º Ten BM Marcelo Della Giustina da Silva, comandante da FT10, “Esta integração com outras forças tarefas é muito importante para que se tenha um entrosamento e afinidade anterior ao momento do desastre, onde todas as forças precisam atuar em conjunto com a mais perfeita integração.”