Formatura do CBAE de Campos Novos, Monte Carlo e Santa Cecília

Duas formaturas realizadas na primeira quinzena de agosto celebraram o encerramento do Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE) oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) a moradores dos municípios de Santa Cecília, Campos Novos e Monte Carlo.

O CBAE prepara integrantes da comunidade para a atuação na primeira resposta a situações emergenciais, como acidentes e princípios de incêndio. A capacitação é oferecida gratuitamente nos quartéis BM pelo Estado e é pré-requisito para quem pretende tornar-se Bombeiro Comunitário.

A entrega dos certificados aos formandos teve início na sexta-feira (07/08) com a formatura das turmas do CBAE de Campos Novos e Monte Carlo. O evento ocorreu no auditório da Casa da Cultura em Campos Novos, onde 20 integrantes da comunidade do município e outros 28 de Monte Carlo receberam os certificados de Agente de Proteção Civil Nível I e Brigadista Voluntário.

A solenidade contou com a presença, além do Comandante do 2º Batalhão BM Tenente-Coronel BM Edson Tadeu Steinck de Souza, do Secretário de Desenvolvimento Regional Vilibaldo Erich Schmidt, do prefeito de Campos Novos Nelson Cruz, representantes do legislativo municipal e outras autoridades civis e militares locais.

Na quinta-feira (13/08) foi a vez dos 18 formandos do CBAE de Santa Cecília receberem os certificados de conclusão da capacitação. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores do município na presença do Tenente-Coronel BM Tadeu, comandante do 2º BBM, além de outras autoridades civis e militares.

Ambas as cerimônias foram finalizadas com o tradicional batismo (banho de mangueira) dos formandos. Agora, as Organizações Bombeiro Militar (OBM) organizam-se para oferecer o Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) aos concluintes do CBAE, visando a formação de Bombeiros Comunitários.

Créditos: 2º Tenente BM Raniel Teles Pinheiro – Ch B5 do 2ºBBM