FT-03 REALIZA TREINAMENTO NO RIO ITAJAÍ-AÇU

A Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (FT-03) realizou um treinamento no Rio Itajaí-Açu com o foco em inundações e enxurradas na última semana. No exercício foi praticada a travessia de embarcação a remo do centro de Indaial até a Usina Hidrelétrica Salto em Blumenau. A atividade contou com a presença do tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo, novo comandante do 3º BBM.

Durante a ação, o efetivo executou técnicas de entrada, saída e condução de embarcações, orientação com GPS e um simulado de busca e resgate de vítimas. Participaram das práticas 17 bombeiros militares em botes infláveis, dentre eles 13 integrantes da FT-03 e quatro integrantes da FT-05, do batalhão de Lages.

No decorrer da atividade também houve a participação de dois instrutores experientes e com enorme conhecimento sobre o percurso do rio: o soldado Luiz Eduardo Moraes Casagrande, caiaquista com mais de 14 anos de experiência, e o civil Claudio Heleno Garcia Junior, que atua como guia de rafting na região. A bordo de caiaques, a dupla foi indispensável para o reforço da segurança dos militares, devido à maior mobilidade das suas embarcações nas corredeiras e para a orientação de trechos complexos do percurso.

A prática teve como objetivo nivelar os membros da FT-03 em conhecimentos de busca e resgate de vítimas em inundações e enxurradas, promover integração com uma equipe de outro batalhão e avaliar a logística de acionamento e resposta a desastres do 3º BBM.

O treinamento no rio Itajaí-Açu foi a primeira atividade realizada pela FT-03 em 2023. Os organizadores foram os soldados Thales Rodrigo Bopp e Patrick Takeshi Drude, de Blumenau, e da soldado Maria Júlia Reinert, de Timbó. Para o soldado Bopp, o treino se faz necessário para o reconhecimento da área e preparação da FT-03. "As técnicas vêm de uma necessidade que temos como equipe especializada e como bombeiros de nos mantermos sempre aptos para realizar resgates em diversas situações. O propósito foi fazer exercícios que fossem úteis e desafiadores", explica.

O trecho escolhido no rio Itajaí-Açu possui corredeiras de nível médio e avançado que simulam o comportamento de uma enxurrada. Durante o exercício, foram utilizadas ilhas no caminho para posicionar manequins que representavam vítimas em situações de resgate em inundações e enxurradas.

Novo comandante do 3º BBM de Blumenau participa de treinamento

O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo, recém-chegado ao batalhão, esteve presente no treinamento com as equipes da Força-Tarefa. O oficial é presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas e participou como instrutor nas atividades. Novo comandante do batalhão, o tenente-coronel Diogo destacou a importância da ação e como sua experiência na área pode auxiliar na segurança da região.

"Em todo nosso estado, são recorrentes os desastres naturais, em especial as inundações aqui na cidade de Blumenau, então venho para contribuir junto ao município, junto aos demais órgãos públicos, para que possamos estar bem para atender a população. Iremos reforçar a nossa atividade, o efetivo e especialmente a nossa força-tarefa, fazendo treinamentos, inovando e investindo para que possamos exercer a nossa profissão da melhor forma".

O comandante também enfatiza que as práticas são necessárias para aperfeiçoar as técnicas, conhecer locais e verificar o que pode ser melhorado em uma situação real de enxurradas e inundações. "Podemos presenciar o trabalho que tem sido desenvolvido no batalhão, verificar equipamentos, investimentos que devem ser aplicados e o que necessita melhorias, para que nossa FT-03 possa exercer da melhor forma possível o resgate de alguém que esteja necessitando de socorro", reforça o comandante.

Texto: estagiária Isabela Gorges
Imagens: Divulgação CBMSC/Blumenau
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.