Futuros soldados concluem Teste de Aptidão Física do CBMSC

Candidatos excedentes no último concurso público para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do CBMSC estão cada vez mais próximos da inclusão. Nesta semana, 280 participantes foram convocados para refazer o Teste de Aptidão Física (TAF), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) e na pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. As provas foram realizadas nos dias 16, 17 e 18, com emprego de um sistema de avaliação simultânea de câmeras e RPA (Aeronave Remotamente Pilotada).

17.09 TAF2

O teste inovador foi implantado em 2017, com os mesmos participantes. Para esta edição, 30 Bombeiros Militares de todo o Estado foram convocados como avaliadores, todos formados em Educação Física, capacitados e com ampla experiência na aplicação de TAF.

17.09 TAF

Os futuros soldados foram submetidos a seis provas:

- Flexão de cotovelo em barra fixa (estática para homens e dinâmica para mulheres);
- Apoio em 4 tempos (meio-sugado);
- Abdominal tipo remador;
- Natação 50 metros (estilo livre);
- Corrida de velocidade 50 metros;
- Corrida de 12 minutos

Os exames foram aplicados em sistema de rodízio, visando tornar o processo mais ágil e diminuir o desgaste dos candidatos, que costumavam passar horas aguardando as avaliações. Além da resistência física, os avaliadores analisaram se os exercícios foram cumpridos da forma correta.

17.09 TAF6

Uma empresa especializada para as filmagens foi contratatada para melhorar a qualidade de possíveis recursos, com uso de câmeras simultâneas e um drone (RPA), possibilitando rever movimentos duvidosos e monitorar as provas instantaneamente, minimizando erros.

Para identificar os 280 participantes em todas as provas, sem necessidade de solicitar um documento com foto por prova, bombeiros prenderam pulseiras com um número individual nos candidatos, assim que concluíam cada prova.

Além de agilizar o tempo dos testes, a ideia fez sucesso entre os avaliados. Muitos tiraram fotos das pulseiras “conquistadas”, divulgaram nas redes sociais e ainda guardaram a identificação como lembrança do desafio concluído.

17.09 TAF4

O clima de espírito de corpo e integração entre os candidatos também marcou esta edição do TAF. “Por não haver disputa pelas vagas, era visível o incentivo e torcida pelo sucesso um do outro. Todos se mostraram muito felizes por chegarem mais perto de entrar para a corporação”, explica o Chefe da Divisão de Educação Física e coordenador da prova, Major BM Luiz Gustavo dos Anjos.

17.09 TAF5

O primeiro Teste de Aptidão Física do CBMSC foi promovido em 2017, sendo refeito em 2019 por ter perdido a validade, conforme Edital nº 001-2017/DP/CBMSC.

Créditos: Informações: Major BM Luiz Gustavo dos Anjos e Capitão BM Natália Cauduro. Texto: Mônica Andrade - Estagiária CCS CBMSC. Fotos: Surferia Filmes.