GASPAR E DEFESA CIVIL REALIZAM SIMULADOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Em apoio ao projeto "Defesa Civil na Escola", o quartel de Gaspar e a Defesa Civil do município realizaram, durante os meses de setembro e outubro, uma série de simulados de evacuação em oito escolas da rede pública municipal.

A iniciativa teve como principais objetivos analisar e acompanhar a organização das escolas e respectivos brigadistas no tocante ao uso dos sistemas preventivos, evacuação dos alunos e acionamento do CBMSC por meio do número 193, assim como, o acionamento das equipes de plantão e a medição do tempo-resposta do trem de socorro.

A fim de alinhar as condutas dos responsáveis pelo simulado, foram realizadas reuniões prévias com os instrutores e com os professores participantes do projeto.

Em cada escola foram realizados dois simulados, um no período matutino e outro no período vespertino, buscando abranger o máximo de alunos e de profissionais da educação possível. As crianças participantes tinham entre zero e 15 anos de idade, totalizando 1900 estudantes atendidos. Os locais abrangidos foram EEB Professora Aninha Pamplona Rosa, EEB Belchior, EEB Ervino Venturi, EEB Mário Pederneiras, EEB Professora Angélica de Souza Costa, EEF Professora Ana Lira, EEB Professor Rudolfo Günther e CDI Dorvalina Fachini.

Na prática, a atividade consistiu em um evento fictício de incêndio, com uma vítima lesionada fora da edificação aguardando socorro. Para o atendimento desta "ocorrência", um responsável na escola realizou uma ligação para o telefone 193 e repassou todas as informações ao atendente como se fosse um evento real. As equipes de plantão, de prontidão no quartel mais próximo, foram acionadas pela central e partiram de imediato, após se equiparem com os EPI's adequados. Deslocaram sempre um caminhão de combate a incêndio (ABTR), uma ambulância (ASU) e uma viatura 4x4 da Defesa Civil (destinada ao gerenciamento de crises no município).

No local as equipes realizaram o dimensionamento da cena, montagem de estabelecimento e controle do princípio de incêndio (simulado com máquina de fumaça) e, também, o atendimento da vítima (simulação de trauma e/ou clínico por inalação de fumaça). Por fim, foi realizado o feedback com todos os envolvidos (CBMSC, Defesa Civil e escola) levantando pontos positivos e pontos a melhorar.

Exercícios como esse, em conjunto com os órgãos municipais e com a comunidade, são de grande importância na gestão de acidentes, aperfeiçoamento e no condicionamento para se portar em situações de emergência. É fundamental que sejam realizados periodicamente, para perpetuar a cultura da prevenção entre os profissionais da educação e, principalmente, entre as crianças envolvidas.

Confira todas as imagens dos simulados clicando aqui.

Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Gaspar e Defesa Civil de Gaspar