Na tarde de segunda-feira, 10, os bombeiros que atuam no Grupamento de Busca e Salvamento - GBS - do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), em Florianópolis tiveram a oportunidade de trocar experiências com Thiago Luiz, tripulante do rebocador oceânico Thor Frigg.
O rebocador Thor Frigg faz parte da frota da empresa norueguesa PGS e foi responsável por realizar as buscas e o resgate de cinco tripulantes do navio pesqueiro Safadi Seif, que naufragou na noite de 16 de junho de 2023 em Santa Catarina.
O objetivo da roda de conversa foi promover a troca de experiências com tripulantes de uma embarcação de grande porte acostumados a navegar em alto mar, além de relatar como foram conduzidas as buscas, definição de rotas e cálculos estimados de localização do naufrágio. A conversa permitiu que o GBS ampliasse seus conhecimentos sobre tecnologias que podem ser aplicadas no serviço de busca e salvamento da corporação.
O comandante do GBS, capitão Rafael Vieira Vilela, destacou a importância da roda de conversa para ampliar os horizontes e os conhecimentos em relação às limitações e desafios relacionados a embarcações, equipamentos e tecnologias necessárias para o Grupamento de Busca e Salvamento em ocorrências dessa natureza.
Essa troca de experiências certamente contribuirá para aprimorar as práticas de busca e resgate realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e fortalecerá a capacidade de resposta em situações de emergência marítima.
Créditos:
Texto: tenente Richard Locks Stüpp e bombeira comunitária Rita de Cássia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/GBS
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.