PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (398 palavras)

GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO DO CBMSC EM FLORIANÓPOLIS RECEBE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO SUBAQUÁTICA

No começo deste ano foi realizada a entrega de um conjunto de equipamentos de comunicação subaquática ao efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1ºBBM) em Florianópolis. O conjunto é composto por máscaras de mergulho, tipo Full face (FFM), com sistema de comunicação, e uma estação comunicadora de superfície.

Os equipamentos importados são os mais avançados, resistentes e potentes do mercado, pois possibilitam a comunicação entre mergulhadores e com a superfície em até 300 metros de distância e até 100 metros de profundidade. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é a primeira corporação do Brasil a ter, em pronto emprego, um conjunto de equipamentos de comunicação com essa configuração e potência.



O investimento de R$ 137.820,00, foi obtido através de projeto de captação apresentado à 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital, o qual foi aprovado possibilitando a aquisição desses importantes equipamentos.

A capacitação do efetivo do GBS para uso do equipamento foi realizada através de entrega técnica do representante da empresa fornecedora, bem como, em especial, através de uma instrução ministrada pelo 1º tenente Carlos Alberto Mendes de Souza da Seção de Operações Subaquáticas da Diretoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), o qual já opera com esse tipo de equipamentos há 10 anos e que auxiliou o comando do GBS durante todo o processo de planejamento da aquisição com informações técnicas sobre os produtos. Após a capacitação teórica, os militares do GBS realizaram um treinamento de ambientação na piscina do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) e seguirão com treinamentos também em ambientes naturais. 



Créditos:
Texto: capitão Rafael Vieira Vilela
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193