HOMEM DESAPARECIDO É ENCONTRADO COM VIDA PELA EQUIPE DA FORÇA-TAREFA 11 E PELO BINÔMIO CABO JOSCLEI E CÃO IRON

No domingo, 22, por volta das 08h40min o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Luzerna, foi acionado para efetuar buscas a um homem o qual estava desaparecido desde o dia 20.

Inicialmente, a equipe de plantão (dois militares e três bombeiros comunitários) iniciaram o atendimento, preenchendo a ficha de desaparecimento, coletando as informações iniciais e fazendo a busca preliminar no último local avistado.

Simultaneamente o oficial supervisor de área, major Ilton Schpi, foi comunicado e acionou o plano de chamada da Força-Tarefa, organizando assim as equipes para o trabalho no decorrer do dia e nos seguintes, se fosse necessário.

Oito bombeiros militares, três comunitários e um bombeiro civil profissional (de todos os quartéis do batalhão de Herval d`Oeste – 11º BBM) apresentaram-se para as buscas ainda no domingo, 22, sendo realizado um planejamento inicial estabelecendo-se um perímetro maior e duas áreas de buscas a partir do último ponto visto (portão do sítio Pequeno Paraíso), além de buscas com auxílio de embarcação, margeando o Rio do Peixe, ao longo de três quilômetros de extensão.

As buscas encerraram-se ao anoitecer do dia 22, sendo retomadas na manhã seguinte, 23, sob o comando do tenenteAndré Alexei Germanovix, com a presença de cinco bombeiros militares da FT-11, mais o reforço do binômio da FT-14, de Xanxerê, formado pelo cabo Josclei e o cão Iron.

Após diversas varreduras no terreno, por volta das 15h30min o cão Iron demonstrou uma mudança de comportamento, conduzindo o condutor para uma área específica. Neste local, após mais uma varredura o cão Iron encontrou o masculino, o qual estava com os sinais estáveis, embora bastante debilitado em razão da desidratação e da falta de alimentação.

Em razão do local ser de difícil acesso, uma vez que a mata era fechada e o terreno muito íngreme, foi decidido conduzir a vítima até a embarcação para levá-la até o trapiche mais próximo, ao encontro da ambulância de Joaçaba, que por sua vez o conduziu até o Hospital Universitário Santa Terezinha.

As equipes retornaram até o quartel de Joaçaba para limpeza e manutenção de equipamentos e depois se dirigiram-se até ao quartel de Herval d´Oeste para relatar o ocorrido e receber o reconhecimento e agradecimentos do comandante e do subcomandante do 11ºBBM. Após isto retornaram para o estado de prontidão operacional.

Texto: tenente André Alexei Germanovix
Imagens: Divulgação CBMSC/Herval D'Oeste