1 minuto para leitura (299 palavras)

SERVIÇO DE CÃES DE LAGES É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE VEREADORES

Aconteceu na câmara de vereadores do município de Lages, no dia 20, uma homenagem ao serviço de cães do 5º Batalhão (Lages). Na ocasião, foram homenageados os cães Orion e Sasuke, do soldado Rangel e do soldado Galli, bem como o comando do Batalhão. A homenagem se deu pela atuação dos militares no desastre ocorrido no município de Petrópolis-RJ, onde o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apoiou o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no desastre ocorrido.

Proposta da vereadora Katsumi Yamaguchi, o serviço de cães do 5º Batalhão foi homenageado por todo o seu histórico - serviço instalado desde de 2016 - se tornando operacional a partir de 2017 com a certificação do binômio formado pelo cão Barney e soldado Rangel.

Fez uso da palavra o comandante interino do 5º Batalhão, o major Mateus Muniz Corradini, que contextualizou a relevância da atividade de cinotecnia do CBMSC, bem como do serviço na região serrana; também, foi relatado aos presentes, de forma cronológica o treinamento dos cães Orion e Sasuke até o momento do acionamento para Operação Petrópolis, ocorrência que deu origem a homenagem.

Por fim, também foi homenageado o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, no qual o presidente do Hospital foi homenageado em nome da instituição apoiadora do serviço de cães do Batalhão.

Texto: B-5/5ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages