Bombeiros promovem simulado de evacuação na Câmara Municipal de Içara

Bombeiros Militares de Içara promoveram um simulado de evacuação na Câmara de Vereadores Municipal durante a tarde de terça-feira (2). A atividade apresentou a funcionários e servidores do Poder Legislativo as principais técnicas e normas de segurança utilizadas em situações de incêndio, visando a evacuação correta do edifício. A ação é alusiva ao Dia do Nacional do Bombeiro e à Semana de Prevenção a Incêndios, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina entre os dias 1º e 7 de julho.

03.07 SimuladoIcara

A palestra foi ministrada pelo Sargento BM Lindomar Moisés Romancini, que ressaltou a importância de instruir os funcionários sobre como agir em situações de emergência.  “Montamos um plano de evacuação para uma situação real de princípio de incêndio. No simulado, mostramos quais os meios corretos de proceder neste tipo de ocorrência", explicou o Sargento. A diretora da Câmara Municipal, Palmira Luana Henrique, também participou da ação. "Esta foi a primeira vez que os servidores realizaram o treinamento, fundamental para a segurança de todos”, declarou.

03.07 SimuladoIcara2

O treinamento e o exercício de evacuação ocorreram em dois momentos distintos, possibilitando aliar conhecimentos teóricos e práticos. A simulação com acionamento do sistema de alarme e uso de fumaça artificial possibilitou, inclusive, que os bombeiros observassem a capacidade emocional dos funcionários em uma situação de crise. Sobre a ampliação do treinamento, o Comandante da 2ª Cia, Capitão BM Renan Fernandes, destacou que o exercício de evacuação já foi realizado em outros órgãos públicos da cidade. ‘‘Já promovemos a atividade em escolas do município, fórum e prefeitura, locais que reúnem o atendimento do grande público", explicou.

Créditos: OBM de Içara e André Dalpont