Içara: Bombeiros Militares comemoram 16 anos de vidas salvas

Uma solenidade na tarde de sexta-feira (20/04) marcou a comemoração do 16º aniversário da Organização Bombeiro Militar de Içara. Na ocasião, aconteceram as formaturas de novos Bombeiros Comunitários, por meio da conclusão do Curso Avançado em Atendimento a Emergências(CAAE), e de Bombeiros da Melhor Idade. A cerimônia na sede do quartel também marcou a promoção de Bombeiros Comunitários que passaram a graus mais avançados de atividades e entrega de medalhas e homenagens.

Formatura de novos Bombeiros Comunitários

Imprescindíveis ao bom atendimento prestado no socorro a vítimas e controle de situações críticas e, como forma de aproximar os Bombeiros Militares ainda mais das comunidades onde atuam, são os Bombeiros Comunitários. São pessoas da comunidade que, depois de treinadas, atuam de forma voluntariosa, doando parte de seu tempo nas atividades de socorro e no auxílio às guarnições militares. Na última sexta-feira, Içara passou a contar com mais 22 Bombeiros Comunitários.

Eles se formaram no Curso Avançado em Atendimento a Emergências e receberam seus certificados de conclusão de curso. Além de aulas teóricas e práticas nas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, os alunos, ao final do curso, passaram por um treinamento de resistência e aptidão operacional. Eles já estão atuando no quartel de Içara.

Além disso, outros 22 idosos concluíram o curso de Bombeiros da Melhor Idade. Eles aprenderam sobre noções de segurança e cuidados para evitarem quedas e outros acidentes que envolvem a rotina de quem já passou dos 60 anos.

Promoção de Bombeiros Comunitários

Outros 35 Bombeiros Comunitários, que já atuam voluntariamente em Içara, foram promovidos. Eles aumentaram a graduação por tempo de atividade dedicado ao salvamento de vidas e a prevenção de sinistros.

Entrega de Medalhas

Durante a solenidade de aniversário do quartel de Içara, também aconteceu a entrega de medalhas de mérito e por tempo de serviço aos Bombeiros Militares. Foram condecorados, com a medalha de Mérito de Bombeiro, categoria bronze, o Tenente BM Arthur Eugênio da Silveira Júnior e o Sargento BM Sérgio Joaquim, a medalha de Mérito por Tempo de Serviço categoria bronze, foi destinada ao Cabo BM Cláudio Medeiros Fontana, e as medalhas de Mérito Comunitário, à Bombeira Comunitária Renata Pereira Viana e ao presidente da Associação de Bombeiros Comunitários, José Dionísio Cardoso.

"O serviço do Corpo de Bombeiros Militar contribui para que o crescimento de Içara ocorra com segurança", ressaltou o prefeito durante discurso. A cerimônia teve discursos ainda do paraninfo da turma; da amiga da turma, e do padrinho de turma.

Ao final da solenidade, ocorreu o tradicional banho de batismo aos formados e agraciados.

Créditos: Texto e fotos: Cabo BM Rodrigo Knorst.