INAUGURAÇÃO E ATIVAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA EM IRINEÓPOLIS

Na manhã de sexta-feira, 09, ocorreu a solenidade de inauguração e ativação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Irineópolis.  Um anseio antigo daquela comunidade de mais de 20 anos, acabou se tornando realidade. As tratativas para instalação de uma organização de bombeiros no município vinha sendo cogitada e discutida há muitos anos, mas somente na gestão do Prefeito Juliano Pozzi Pereira o projeto começou a se tornar possível e na gestão do prefeito Lademir Fernando Arcari enfim se concretizou.

A solenidade de ativação foi muito bem prestigiada pela comunidade e contou com a participação de muitas autoridades, entre elas: coronel Hilton de Souza Zeferino, Comandante-Geral do CBMSC, senhor Lademir Fernando Arcari, prefeito municipal de Irineópolis, coronel Ariovaldo da Silva Pacheco, comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Átila Medeiros Sarte, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), com sede em Canoinhas, capitão Marcos Luciano Colla, comandante de Porto União, senhor Maurício Escudlarck, Deputado Estadual, o senhor Cleomar, Bispo diocesano de Caçador, e contou ainda com a presença de todos os demais comandantes dos quartéis do 9ºBBM.

Neste mesmo ato foram inauguradas as instalações físicas do novo quartel. A obra foi construída em um terreno do município e foi paga com recursos estaduais e municipais num custo total de R$ 553.000,00 (quinhentos e cinquenta e três mil reais), sendo que parte destes recursos é proveniente de repasse de emenda da deputada estadual Paulinha que destinou cerca de R$ R$ 430.000,00 (quatrocentos e trinta mil reais) e o restante R$ 123.000,00 (cento e vinte e três mil reais), foi pago com recursos próprios do município de Irineópolis.

Além da inauguração da obra foi entregue pelo Comandante-Geral do CBMSC, um caminhão novo de combate a incêndio e resgate, adquirido com recursos estaduais no valor de R$ 1.355.000,00 (um milhão, trezentos e quarenta e cinco mil reais), o qual já está a disposição da comunidade para os atendimentos emergenciais.

Neste mesmo ato houve a entrega dos certificados do Treinamento Básico de Atendimento (TBAE), realizado no mês de outubro, a 39 servidores da secretaria municipal de educação e a formatura de conclusão do Curso de Bombeiros Comunitários, com 15 novos bombeiros comunitários que estarão aptos a atuar na escala de serviço operacional.

Na quinta-feira, 08, foi realizado no clube Sociedade o baile militar em comemoração a implantação e ativação do CBMSC no município e a formatura dos novos bombeiros comunitários.

Texto: capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Juceli - Assessora de imprensa do município de Irineópolis