PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (459 palavras)

INCÊNDIO EM MARINA MOBILIZA EQUIPES DE PLANTÃO DE SÃO JOSÉ E BIGUAÇU

Na noite de domingo, 14, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), do caminhão de primeira resposta (ABTR-185) de São José e do caminhão de primeira resposta (ABTR-77) de Biguaçu, foram acionadas para atender um princípio de incêndio em uma marina no município de Biguaçu.  



O caminhão ABTR-77 chegou primeiro ao local e se deparou com uma embarcação em chamas no interior de um dos galpões da marina. Os funcionários da marina conseguiram remover o barco do galpão com o auxílio de um trator, enquanto a equipe iniciou o combate ao incêndio no galpão.

Logo em seguida, a equipe do caminhão ABTR-185 chegou e deu início ao combate ao fogo na embarcação em chamas, uma lancha de 33 pés. Durante a intervenção, foi constatado que o disjuntor geral de energia elétrica estava ligado, sendo imediatamente desligado pela equipe.



A montagem de um estabelecimento com uma adutora de duas linhas de ataque foi realizada, dando início ao combate com água. Posteriormente, foi empregado o uso de Líquido Gerador de Espuma (LGE), onde foram utilizadas três bombonas de 20 litros.

Para combater o fogo na lancha, foi empregado o estabelecimento pré-conectado do ABTR-185, com uma linha adutora de 2½" com divisor e uma linha de ataque de 1½" com um lance de mangueira.

O combate ao incêndio enfrentou grande dificuldade devido à presença de materiais altamente inflamáveis no interior da embarcação, como lã de vidro, estofados, marcenaria, entre outros. A lancha possuía dois quartos, banheiro e cozinha em sua parte interna. O trabalho de rescaldo foi prolongado, totalizando mais de quatro horas de operação. Após a finalização da operação, a marina ficou sob os cuidados do seu proprietário.



A origem do incêndio não pôde ser determinada no local, e o proprietário foi orientado a preservar a área até a chegada de um perito para investigação.

Foram empenhados para essa ocorrência nove bombeiros militares e comunitários, com os caminhões de primeira resposta de Biguaçu e São José (ABTR-77 e ABTR-185), o caminhão tanque de São José (ACT-08) e as viaturas AR-133 e ATM-207.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: bombeiros comunitários Raphael Natayan Nilsen e André Luiz Schmitt
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193