Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina celebra o Dia do Soldado

Neste domingo (25), será celebrado nacionalmente o Dia do Soldado, motivo de orgulho para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e todas instituições militares. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias. Nascido em 1803, o oficial foi considerado patrono do Exército Brasileiro, além de ter sido senador do Império e nomeado por Dom Pedro II como Comandante-em-chefe do Exército em operações pelo Rio Grande do Sul.

23.08 Soldado3

A partir de 1852, nas fronteiras do Sul do país, Duque de Caxias esteve à frente das retaliações contra investidas da Argentina e Uruguai ao Brasil. Ao lado de outros comandantes célebres, como o General Osório, o oficial conseguiu grandes vitórias sobre as tropas do ditador paraguaio Solano Lopez entre 1866 e 1868, no maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, a Guerra do Paraguai.

Duque de Caxias faleceu em 1878, mas sua honra é lembrada em cerimônias e atos oficiais, além de ser mantida todos os anos no Dia Nacional do Soldado.

Ingresso na carreira operacional

23.08 Soldado

No CBMSC, há atualmente 1.088 Soldados, divididos em 14 batalhões atuantes em todo o Estado. O ingresso no efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ocorre de acordo com os termos do Artigo 19, Lei Complementar nº 587, de 14 de janeiro de 2013. Segundo as competências previstas no Art.108 da Constituição Estadual, os Soldados exercem funções de execução nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar, tais como: combatente de incêndio, socorrista, resgatista, atividade técnica, motorista, guarda-vidas e outras funções pertinentes à rotina Bombeiro Militar.

23.08 Soldado2

Quem deseja seguir carreira como Soldado deve aguardar a abertura de edital para concurso público, com posterior realização e aprovação nos testes teórico e prático. Para se inscrever, após a abertura do edital, o candidato deve ter entre 18 e 30 anos, ser graduado em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e atender a todos os critérios de seleção. Caso seja aprovado na prova objetiva, o participante será submetido a exames médico, odontológico, psicológico e toxicológico, avaliação física, investigação social e conferência de documentos.

23.08 Soldado4

Considerando que o profissional integrará o CBMSC com a principal missão de resguardar a vida e riquezas dos cidadãos, o processo seletivo é criterioso e segue normas militares. Sendo assim, é também imprescindível ao candidato: ter nacionalidade brasileira, estar em dia com os deveres do serviço militar obrigatório (homens), possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e atestar, por exame toxicológico de larga janela de detecção, que não utiliza droga ilícita, além de ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum e Militar, estadual, federal e eleitoral, entre outras atribuições mais específicas.

23.08 Soldado5

Após aprovação e classificação em todos os critérios seletivos, os candidatos passam pelo Curso de Formação de Soldados (CFSd). O curso tem duração prevista de nove meses e é realizado simultaneamente nos batalhões do CBMSC.

23.08 Soldado7

Após certificados como Soldados, os oficiais iniciam a carreira de Praça no CBMSC, seguindo as seguintes Graduações: Soldado 3ª Classe, Soldado 2ª Classe, Soldado 1ª Classe, Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento e 1º Sargento, podendo encerrar-se na Graduação de Subtenente.

23.08 Soldado6

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina parabeniza a todos os Soldados, que diariamente colocam a proteção e socorro de vidas alheias como principal missão.

Canção do Bombeiro Militar Catarinense

"Sempre alerta, no dia ou na noite,
Sem cansaço, sem medo ou temor,
Para lutar / contra o fogo e a morte
Ou vidas salvar com vigor,
E do fogo uma chama colhemos,
Para nós a fazendo passar,
Pois assim / é que sempre podemos
Nossa luz da razão avivar
Somos nós os bombeiros heróicos
Protetores de imenso valor,
Nossos braços levam a segurança
Nosso peito coragem e ardor!

Prevenir é a nossa missão ,
Se o incêndio, ou perigo irromper
Não tememos / sua ira ou ação
Para o alheio poder defender,
Se servir nossa Pátria querida
E o seus filhos no afã proteger,
Foi o lema / abraçado à lida,
Jamais vai nosso irmão perecer;
Somos nós os bombeiros heróicos
Protetores de imenso valor,
Nossos braços levam a segurança
Nosso peito coragem e ardor".

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cararina