PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (797 palavras)

Iniciado curso de Perícia de Incêndio e Explosão na Capital

 

Palestra do Coronel PM RR Luiz Antônio Cardoso deu início nesta segunda-feira (14/09), em Florianópolis, ao Curso de Perícia de Incêndio e Explosão para Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Até o próximo mês de novembro, 28 Oficiais BM de todo o Estado participam da capacitação realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) que forma peritos em incêndios e explosões.

 

Nela, os militares atualizarão conhecimentos básicos – uma vez que existem similaridades entre os procedimentos a serem adotados nesse tipo de ocorrência – e terão contato com técnicas acessórias a serem empregadas em investigações de incêndio e explosões em território catarinense.

 

Na aula magna, Coronel PM RR Cardoso abordou a evolução das atividades técnicas realizadas pela Corporação no Estado de Santa Catarina. O militar, que é autor de livro na área de Prevenção de Incêndios na qual desempenhou atividades por cerca de 20 anos em sua carreira militar, tornou-se referência estadual em diferentes áreas de conhecimento relacionadas com a atividade de bombeiro.

 

“O Corpo de Bombeiros Militar tem que oferecer serviços de qualidade e tornar-se um instrumento social. A capacitação hoje iniciada é um salto para o futuro, que vai incorporar à instituição a mentalidade de uma atividade nova no CBMSC”, acredita Coronel PM RR Cardoso, referindo-se a atenção estratégica institucional recente voltada para a atividade de perícia visando atingir o fechamento do ciclo operacional (fase preventiva/normativa – fase passiva/estrutural – fase ativa/resposta – fase investigativa/pericial).

 

O Diretor de Atividades Técnicas do CBMSC, Coronel BM Gladimir Murer, enalteceu a importância da capacitação e das ações coordenadas visando o incremento do serviço de perícia de incêndios pela instituição a partir de agora.

 

“Estamos buscando consolidar o serviço de perícia, analisando cenários e vislumbrando melhorias que venham a incrementar a atividade, de vital importância para a instituição e a sociedade”, disse Coronel BM Murrer. A última turma de Oficiais formada no curso de perícia de incêndios ocorreu em 2001.

 

Sobre o Curso de Perícia de Incêndios e Explosões

 

A capacitação será realizada em regime de extensão universitária, com carga horária de 400 horas/aula. O currículo do curso envolve as disciplinas de eletricidade, química, física, dinâmica de incêndios, metodologia da investigação de incêndios, direito aplicado a perícia, seguros, preservação de local de crime, entre outras. As aulas técnicas ocorrerão do CEBM, enquanto as aulas de laboratório no Instituto Federal de Santa Catarina na Capital e as aulas práticas em regime de estágio operacional junto ao 1º e 10º BBM.

 

Mediante convênio, seis oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - referência no país em atividades de perícia de incêndios, participarão do curso como professores transmitindo conhecimento e experiência. 

 

Ao término da capacitação, os Oficiais terão melhores condições para a realização de investigações em ocorrências do tipo, periciando a ocorrência de incêndios e explosões, com o objetivo de identificar sua provável causa e compilar informações sobre estes episódios de forma a evitar sua repetição, através da reunião informações técnicas que resultem em estratégias preventivas (alterações das políticas de prevenção, instruções normativas, métodos operacionais de combate, etc).

 

O intuito dos organizadores é formar dois Oficiais peritos em incêndio e explosão para cada Batalhão Bombeiro Militar, para que estes possam desempenhar e gerenciar a atividade de investigação de incêndios na área de circunscrição das Unidades.

 

Prevenção a Incêndios

 

Em sua palestra, Coronel BM RR Cardoso compartilhou informações sobre o processo de debate no campo institucional e ações paralelas que resultaram no estabelecimento dos Sistemas Preventivos Contra Incêndio no Estado de Santa Catarina.

 

“A prevenção a incêndios só saiu do campo das idéias quando em 1981 foi realizado o Curso de Bombeiros para Oficiais (na época subordinados à PM)” explicou o militar da reserva, relembrando a origem das atividades técnicas. Ele deu exemplos dos primeiros sistemas adotados que impulsionaram - por seu benefício direto na prevenção à perda de vidas em razão de sinistros e para a maior eficiência do serviço de combate a incêndios – o desenvolvimento da área de prevenção:

 

“Quando da instalação dos primeiros Sistemas Hidráulicos Preventivos notamos que, desta forma, teríamos o equivalente a um ABT à frente de cada edificação multifamiliar para o caso de um sinistro. Da mesma forma a exigência das escadas enclausuradas, que passaram a permitir as evacuações e o acesso das guarnições”, recorda, destacando que somente a partir daí a Corporação passou a pensar na ocorrência de forma antecipada.

 

Primeiro oficial de Santa Catarina formado como perito pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal em 1979, Coronel PM RR Cardoso é autor do livro Prevenção de Incêndios – Uma retrospectiva dos primeiros anos de atividades técnicas em Santa Catarina, 1973 – 1993.

 

  

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193