PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (348 palavras)

Iniciam provas de certificação de cães em Três Barras

 

Desde a manhã desta quarta-feira (19/09) , nove binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e dois do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, estão realizando as provas de Certificação Estadual de Cães, que acontecem na base do ICMBio, na Floresta Nacional de Três Barras, município distante cerca de 20 quilômetros de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. As primeiras provas começaram a ser executadas no fim da tarde e seguiram noite a dentro.

 

 

De acordo com o regulamento, os binômios (nome dado à dupla do cão e seu condutor), tinham um tempo máximo de duas horas para percorrerem um trajeto de seis quilômetros quadrados e localizarem três pontos demarcados. No primeiro ponto, o condutor, usando equipamentos de localização espacial, como GPS, bússola, imagem aérea captada por drones ou cartas topográficas recebia a orientação para chegar a um segundo ponto, que apontava a localização aproximada de uma vítima simulada, que deveria ser localizada pelo cão, mediante os comandos do condutor, em área de mata fechada.

 

 

 

O primeiro a largar para início da prova foi o condutor Capitão Michels e o cão Chewbacca. A largada dos demais binômios aconteciam, sucessivamente, a cada quinze minutos, com a mesma especificação da prova em uma área próxima e de mesma metragem.

 

 

 

O Tenente Coronel BM Walter Parizotto coordenador de Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina periodicamente são realizadas provas de certificação para a manutenção da qualidade técnica dos binômios. Cada certificado tem validade por dois anos. “Dos nove cães que participam das provas desta etapa, apenas um ainda não possui certificação. Os demais estão validando os certificados”, explicou o Tenente Coronel.

 

Os certificados somente são concedidos aos binômios que completarem com sucesso todas as três provas: de busca e orientação em áreas rural e de mata fechada no período noturno, de busca e orientação em área urbana e de mata no período diurno e prova de comando e obediência.

 

 

 

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Imagens: Jackson Jacques-Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193