PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (308 palavras)

ITAJAÍ: CURSO DE ANÁLISE DE PROJETOS PREVENTIVOS, VISTORIAS EM EDIFICAÇÕES E GERENCIAMENTO DE ESCI

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), além de combater incêndios e atender outras emergências, realiza uma série de cursos e treinamentos com as equipes de bombeiros para capacitá-los em atividades preventivas.
1111 ESCI
Com o foco na prevenção, no último dia 03, foi iniciado o Curso de Análise de Projetos Preventivos, Vistorias em Edificações, Gerenciamento de ESCI (CAPV-ESCI) no 7º Batalhão Bombeiros Militar (7ºBBM). O curso teve como finalidade capacitar o efetivo para análise e vistoria do Sistema de Gerenciamento de Segurança Contra Incêndio (SCI).
Além de gerenciar projetos sociais e atividades com a comunidade, o CBMSC regulamenta os Sistemas Preventivos Contra Incêndio e Pânico no estado, exigindo o mínimo necessário aos imóveis para promover segurança a todos.

1111 ESCI 3
Para exemplificar como esse trabalho de prevenção funciona, podemos dar o exemplo de um shopping, local com grande fluxo de pessoas. Para esta atividade é feito um projeto preventivo em que são exigidos a contratação de uma brigada de incêndio treinada para atuar naquele ambiente. Para uma danceteria são estabelecidos critérios para a saída de emergência (largura e quantidade mínimas) para possibilitar, em caso de um possível incêndio, a evacuação com segurança dos ocupantes daquele local.1111 ESCI 3
Você sabia? Quando vamos a um comércio, há sistemas preventivos contra incêndios e pânico para proporcionar maior segurança aos cidadãos.
Segundo o Capitão Felipe Daniel Da Silva, é melhor prevenir um incêndio do que combatê-lo após o ocorrido. Assim, capacitações como essa promovem a prevenção de emergências minimizando a incidência de prejuízos e fatalidades.


Créditos:

Texto: Estagiária Gabriela Inácio
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193