ITAPEMA SEDIARÁ O MAIOR EVENTO DE SALVAMENTO AQUÁTICO DO PAÍS

Entre os dias 9 e 11 de novembro o município de Itapema será palco do XXII Sobrasa Rescue, maior evento de salvamento aquático do Brasil. O campeonato, que retorna a Santa Catarina em 2023, será organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapema por meio da Secretaria de Cultura e do Esporte.

O objetivo do esporte de Lifesaving (Salvamento Aquático Desportivo) é reduzir a incidência de morte por afogamento no mundo, disseminando a cultura da prevenção e salvamento aquático, melhorando a técnica e promovendo o intercâmbio de experiências entre os praticantes e guarda vidas do mundo.

Em Itapema estima-se um público de 800 competidores de todo o Brasil e convidados internacionais. O evento será, também, a seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade em 2024 na Gold Cost, na Austrália.

Serão aplicadas provas simulando a atividade de guarda-vidas e salvamento, nos cenários de mar e piscina, nas categorias individual e em equipe. Na praia serão duas arenas com provas:

• Arena mar: run-swing-run (aquathlon), rescue tube (salvamento com tubo de resgate), board rescue (salvamento com pranchão), surf race (prova de natação no mar) e board race (prova de remada) e revezamento OcenMan por equipes (um nadador, um remador, um com surfski e um corredor);
  • Arena praia: beach flag (corrida à nadadeira) e beach sprint (tiro de 90 metros).

Na piscina teremos as provas de 50m manikin carry (50 metros carregando um manequim), 100m manikin carry with fins (100 metros carregando um manequim fazendo o uso de nadadeiras), 4x25m manikin carry (4x25 metros carregando um manequim) e 4x50m medley relay (4x50 metros medley de resgate).

O esporte

O Livesaving, esporte praticado no mundo inteiro, simula o salvamento aquático na água com foco no esforço físico do serviço de guarda vidas com tiros de 20 e 90 metros na areia, entrada e saída do mar nadando, com pranchas, surfski e caiaques. Além disso, simula salvamento com tube de resgate, prancha e até mesmo com embarcações.

A prática teve origem no século XIX, com o surgimento dos primeiros clubes de salva-vidas na Europa e nos Estados Unidos. A necessidade de resgatar pessoas em perigo na água levou à criação de técnicas e equipamentos específicos para o salvamento aquático.

Já a International Lifesaving Federation (ILS), entidade que gerencia a atividade no mundo, foi fundada em 1910, organizando o primeiro campeonato mundial em 1994 em Durban, na África do Sul.

O Brasil possui diversas entidades afiliadas à ILS, sendo a mais antiga a Sobrasa, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, fundada em 1992. Foi ela quem organizou o 1° Campeonato Brasileiro de Lifesaving em 1994, no Rio de Janeiro. De lá até 2022 foram realizados 21 torneios nacionais, tendo Santa Catarina alcançado 06 conquistas, seguida pelo Rio de Janeiro com 5 e o Paraná com 4. Os Estados de São Paulo, Paraíba, Espírito Santo e Bahia também já conquistaram um título nacional cada.

Texto: major Guilherme Virissimo da Serra Costa
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.