PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (458 palavras)

FLORIANÓPOLIS FINALIZA OPERAÇÃO VERANEIO 2022/2023 COM SALDO ZERO DE MORTES POR AFOGAMENTO EM ÁREAS MONITORADAS PELO SERVIÇO DE GUARDA-VIDAS

Finalizou-se no último domingo, 26, a maior operação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Operação Veraneio (OpVer) 2022/2023. 

Iniciada em 17 de dezembro de 2022, na área do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) - em Florianópolis, o serviço de guarda-vidas esteve instalado em 10 microrregiões de praias arenosas oceânicas, quais sejam: Açores, Matadeiro, Morro das Pedras, Campeche, Mole, Barra da Lagoa, Santinho, Brava e Canasvieiras, complementadas ainda pela atuação do Grupo de Busca e Salvamento (GBS), instalado na Beira-mar Norte, voltando-se, principalmente, ao atendimento de ocorrências na região das baias norte e sul e também pelas ações da sua base avançada instalada na Lagoa da Conceição.



Nas praias da capital catarinense, o serviço contou com a ativação de 70 postos diariamente, nos horários compreendido entre às 7h30min e 19h30min. Participaram da OpVer 2022/2023 no 1º BBM, 33 Guarda-vidas Bombeiros Militares (GVMs), exercendo as funções de coordenadores de praia, logística e rondas de praia e 350 Guarda-vidas Civis Voluntários (GVCVs).

Como resultado da operação, foram registradas ao longo destes 72 dias, 6.226 ocorrências envolvendo águas vivas, 1.384 ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia, 1.530 salvamentos e nenhum afogamento seguido de morte em áreas monitoradas pelo serviço de Guarda-vidas.

O destaque positivo da temporada de verão volta-se para o fato de que não foram registrados afogamentos seguidos de morte nas áreas monitoradas pelo serviço de Guarda-vidas do CBMSC.

Destaca-se também que, ao longo da OpVer 2022/2023, foram formadas 498 crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos no Projeto Golfinho, promovendo-se assim a prevenção ao afogamento de forma lúdica.



Findada a OpVer, com o propósito de manter estes baixos índices de mortes por afogamento, a partir de 27 de fevereiro, o serviço será mantido nas praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina, contudo, com efetivo reduzido.

Desse modo, o comando do CBMSC em Florianópolis agradece a todos os envolvidos nesta missão e orienta àqueles que fazem uso destes ambientes para a atividade de lazer que o façam sempre em praias monitoradas pelo serviço de guarda-vidas, sempre próximo aos postos guarda-vidas e respeitem a sinalização de placas e bandeiras do serviço de salvamento aquático do CBMSC.



Para saber quais praias estão com o serviço ativo, baixe no seu celular o aplicativo CBMSC Cidadão e confira.

Créditos:
Texto: capitão Rafael Manoel José
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193