No último dia 19, uma ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Mafra. O chamado envolveu o pequeno Guilherme, vítima de uma obstrução de vias aéreas (OVACE). O desfecho positivo demonstra a importância da prevenção e da preparação das famílias para agir em situações de emergência.
Segundo o 3º sargento Jonathan, que esteve presente na ocorrência, a atuação da mãe foi fundamental: "a senhora Nadiane demonstrou calma e aplicou exatamente o que havia aprendido conosco. Isso mostra como o conhecimento transmitido às famílias faz diferença e pode salvar vidas."
O episódio reforça a relevância de iniciativas que aproximam a comunidade ao Corpo de Bombeiros Militar, promovendo não apenas o atendimento em emergências, mas também a educação e a preparação preventiva.
Criado em parceria com a Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra, o projeto "Bombeiro na Maternidade" tem como missão principal prevenir acidentes e preparar mães para os primeiros cuidados com seus filhos. As instruções são ministradas duas vezes por semana por bombeiros comunitários, com supervisão de bombeiros militares, tendo alcançado centenas de famílias desde 2019.