PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (350 palavras)

Médicos dos Arcanjos começam a usar ultrassom portátil em ocorrências

 

A equipe composta por 17 médicos do SAMU, que atua nas unidades de suporte avançado do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, já começou a usar os equipamentos portáteis de ultrassom, que foram recebidos com recursos do Poder Judiciário, na última semana. O treinamento dos médicos aconteceu ao longo do último sábado, 24/02, na sede do 13° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Balneário Camboriú. Com esta iniciativa, Santa Catarina passa a ser o primeiro estado brasileiro a utilizar equipamento de ultrassom em unidade aeromédica para atendimento de vítimas de traumas.

 

 

Já na tarde de domingo, 25/02, os equipamentos foram implantados nos Arcanjos 01, com base em Florianópolis e no Arcanjo 03, com sede em Blumenau, para serem utilizados em ocorrências. A principal vantagem é o diagnóstico rápido do quadro da vítima, possibilitando uma rápida intervenção médica, como nos casos de traumas graves, lesões cardíacas, hemorragias internas, pneumotórax ou gestantes, para verificar o estado de saúde do bebê.

 

 

Além disso, as imagens captadas pelos aparelhos de ultrassom podem ser encaminhadas para a unidade hospitalar que fará o recebimento da vítima. Assim, nos casos em que há necessidade de intervenção cirúrgica imediata, os médicos já podem ter uma ideia do tipo, do local e do tamanho da lesão.

 

 

Sobre os aparelhos

 

 

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos junto ao poder Judiciário. Com investimentos de 31 mil Reais na compra dos equipamentos e de cerca de 16 mil Reais no treinamento da equipe médica, os investimentos totalizaram 47 mil Reais.

 

 

O aparelho de ultrassonografia usa a emissão de ondas em determinadas frequências que permitem aos médicos a visualização de órgãos e de estruturas internas do corpo humano. Ele será aplicado nas cenas de emergência para diagnosticar gravidade de hemorragias internas e lesões cardíacas ou órgãos. Também servirá aos médicos para facilitar o acesso venoso de pacientes que precisam de medicação intravenosa, ou em gestantes vítimas de traumas para diagnosticar o estado do bebê.

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Tiago Moritz

CCS-CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193