PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (269 palavras)

Militares do 9ºBBM recebem instruções sobre investigação de incêndio

 

Bombeiros Militares de quartéis da circunscrição do 9º Batalhão BM participaram nos dias 13 e 14 de agosto de treinamento de investigação de incêndio realizado em São Bento do Sul, no Norte do Estado, pela equipe da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT).

 

Os oito militares participantes reciclaram conhecimentos nas áreas de metodologia de inspeção de incêndio, fotografia, isolamento de local sinistrado, instalações elétricas, produção de relatório e inserção de dados das investigações no sistema E-193 (produção dos informes periciais).

 

A partir do treinamento serão realizadas investigações de todos os incêndios registrados nos municípios de Canoinhas, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras, Papanduva, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba.

 

Em 2014 foram registrados 678 incêndios em edificações nestes municípios, que contemplam área de 11 mil metros quadrados e população estimada em 600 mil habitantes.

 

As investigações de incêndio são desenvolvidas paralelamente às ações de prevenção (análise de projetos e vistorias) com o objetivo de identificar as causas do sinistro e proporcionar melhores condições para se evitar a repetição dessas ocorrências. As investigações buscam comprovar também se os sistemas preventivos contra incêndio estavam devidamente instalados e em condições de funcionamento nas edificações sinistradas.

 

A compilação dos dados apontados pelas investigações permitem, após minuciosa avaliação, a atualização ou revisão das normas de segurança contra incêndio, bem como dos procedimentos para reposta aos sinistros e o exercício das atividades de fiscalização da segurança contra incêndio das edificações e eventos.

 

Créditos: Tenente-Coronel BM Edson Luiz Biluk – Cmt 9ºBBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193