PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (497 palavras)

MONUMENTO ETERNIZA LEGADO DE “ICE”, O PRIMEIRO CÃO GUARDA-VIDAS DO BRASIL


A história de coragem e dedicação de Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, ganhou um espaço permanente em Itajaí. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em conjunto com a Câmara de Vereadores do município, inaugurou, nesta sexta-feira, 03, um monumento em homenagem ao labrador que marcou época na corporação e deixou um legado inesquecível junto à comunidade. 



O ato foi realizado em conformidade com o Projeto de Lei Ordinária nº 222/2025, de autoria do vereador Victor R. Nascimento. A proposta prevê a criação de um espaço pet-friendly na Praia do Mima (Prainha do Mima), ponto emblemático do bairro Cabeçudas, em Itajaí. O objetivo é integrar políticas públicas voltadas à causa animal, à educação, ao turismo sustentável e à ocupação responsável dos espaços urbanos.

Conforme publicado no projeto de lei, a ação é uma homenagem ao cão Ice, do CBMSC, recordista nacional e primeiro cão guarda-vidas do Brasil. "Sua trajetória exemplar, com mais de 100 operações de busca e salvamento, tornou-se referência para a segurança pública, a inclusão animal e os serviços prestados à sociedade". 



A estátua do cão Ice foi produzida e assinada pelo artista Walmir Binhotti, simbolizando a parceria entre cães de resgate e bombeiros. Durante a inauguração, a emoção tomou conta do seu tutor, o sargento Evandro Amorim, que conviveu com Ice ao longo dos seus 15 anos de vida. Entre lágrimas, ele destacou: "Ele foi mais que um cão de serviço — foi um companheiro dedicado, que deu vida ao compromisso de servir com coragem e lealdade. Nosso amor foi à primeira vista e poder trabalhar ao lado dele foi um privilégio".

Binômios de todo o estado estiveram presentes na homenagem. Ice foi também o primeiro cão a atuar na tragédia do rompimento da barragem de Mariana, auxiliando na busca por vítimas. Além do trabalho em ocorrências, teve papel essencial na formação de novos cães de busca e resgate, não só em Santa Catarina, mas em corporações de todo o país.



Ice faleceu em setembro de 2024, aos 15 anos, por causas naturais, mas deixou sua marca não apenas nas operações de busca e salvamento, como também nas visitas a hospitais e instituições sociais, onde levou conforto e esperança a inúmeras pessoas por meio da terapia assistida por animais.


Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/ Sd Rafael Assis e estagiário Saulo
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193