Navegantes: Bombeiros Militares evitam incêndio em comércio

No último sábado (21/04), por volta das 7h, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a um princípio de incêndio, em um comércio localizado na Av. Conselheiro João Gaya, centro de Navegantes. Chegando ao local, a Guarnição encontrou um botijão de gás com chamas na parte superior, na área de conexão com a válvula. As chamas estavam em proporções consideráveis, direcionando-se ao teto do imóvel.

Os Militares tentaram fechar a válvula do botijão, no intuito de cessar a liberação de gás, porém a conexão não possuía feixe rápido, uma das exigências do Corpo de Bombeiros Militar quanto às normas de prevenção contra incêndios. O estabelecimento também não possuía extintor. Sendo assim, foi necessária a utilização do extintor do Caminhão de Combate a Incêndios; após a extinção das chamas, o botijão foi retirado para a área externa. A situação foi normalizada pelos Bombeiros, sem vítimas.

O comerciante informou que fez a troca do botijão pela manhã, quando percebeu que havia sido mal instalado e acendeu um fósforo para verificar se havia vazamento do GLP, iniciando o incêndio. Na tentativa de abafar o fogo, jogou alguns panos, o que resultou em mais material alimentando as chamas.

Em casos como este, é importante ligar o quanto antes para o Corpo de Bombeiros (193), manter a calma ao repassar as informações necessárias, como endereço e o tipo de emergência; acionar o alarme caso o imóvel possua, e evacuar o local pelas saídas de emergência. Se o incêndio ainda estiver no início, deve-se desligar a válvula para cessar a alimentação do combustível, e utilizar extintor caso tenha chamas.

Em residencias unifamiliares, o Corpo de Bombeiros Militar promove ações educativas e preventivas. Demais imóveis, como comércios ou moradias multifamiliares, devem estar em situação regular junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, atendendo às normas de prevenção contra incêndio e pânico, com objetivo de evitar que emergências ocorram e possibilitando, em imprevistos, a saída de seus ocupantes em segurança.

Créditos: Matéria e Fotos: 2° Tenente BM Douglas Tomaz Machado - Oficial do 7° BBM de Itajaí.