PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (371 palavras)

Nota de esclarecimento – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que duas Forças Tarefas estão de prontidão nos quartéis e prontos para deslocar à Minas Gerais e apoiar as operações em Brumadinho – MG.

Além disto, outros dois grupos estão de sobreaviso e prontos para emprego, caso seja necessário. As Forças Tarefas contemplam viaturas 4x4, homens e mulheres capacitados para intervir em áreas deslizadas e realizar buscas e resgates, 3 binômios (dupla entre cão de busca e o tutor bombeiro militar), 2 drones de busca, com piloto habilitado, além de equipamentos específicos para a atividade.

O emprego das forças da corporação catarinense será dado a partir do acionamento do governador do Estado de Santa Catarina, que está em contato com o governador do Estado de Minas Gerais e que por sua vez já sinalizou a necessidade do apoio de nosso Estado para atuar no desastre. Contudo, o local ainda não apresenta condições técnicas para buscas com cães, as quais o CBMSC é referência internacional, mas que serão realizadas tão logo o nosso governador acione o CBMSC - em consonância do Governo mineiro e do informe técnico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

As tratativas descritas acima fazem parte de um ciclo de operações, onde o comando e gerenciamento de ações são essenciais para o sucesso das missões e tarefas atribuídas aos entes envolvidos.
Empresas e instituições civis, privadas ou voluntárias podem colaborar no processo, porém nunca de forma desordenada ou independente, sendo que a atuação deve acontecer apenas sob o respaldo do comando das operações.

Ressaltamos que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é referência internacional na atividade de busca e resgate, com larga experiência técnica e local – tendo em vista que nosso Estado apresenta constantes eventos críticos gerenciados pela corporação que atua na resposta à estas situações. O CBMSC, instituição legítima e que representa o Estado, segue de prontidão e no aguardo do chamado oficial das autoridades envolvidas no evento. As atividades em Santa Catarina seguem normalizadas.

Confira o áudio a seguir, do Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e entenda melhor.

 

 

 

 

Tenente BM Ian Triska
Centro de Comunicação Social do CBMSC

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193