NOVOS BOMBEIROS MIRINS SE FORMAM EM GASPAR

No dia 24, o quartel de Gaspar realizou a solenidade de formatura dos novos bombeiros mirins no município. As ações deste ano foram materializadas em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. Contemplaram a formatura, bombeiros militares, bombeiros comunitários, autoridades da gestão municipal, pais e professores.

O quartel executou o projeto com seis turmas em duas escolas: EEB Ferandino Dagnoni e EEB Vitório Anacleto. As aulas foram ministradas durante o decorrer do mês de novembro, em uma série de encontros. Ao todo, 141 crianças foram contempladas e receberam, neste evento solene, a honra de se tornarem bombeiros mirins.

Destacam-se pela execução do projeto os instrutores: sargento RR Gil Vicente Pereira e o soldado Aellyngton Palandrani da Silva, assim como os auxiliares: BC Michele Testoni de Camargo, BC Luciano Gonçalves dos Santos e BC Vanessa Weber Denardini.

O comandante do quartel de Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro, destaca que "o projeto bombeiro mirim realizado neste ano em Gaspar é um marco na retomada dos programas sociais executados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), temos intenção de expandir esse programa em parceria com o município, a fim de contemplar mais escolas".

O Programa Bombeiro Mirim, com carga horária total de 12 horas, é destinado a crianças estudantes do 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes por meio do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

A ementa do programa abrange conteúdos relativos a serviços de emergência, prevenção de acidentes na infância e na juventude, primeiros socorros aplicados à criança e ao adolescente, segurança e prevenção em desastres naturais, segurança contra incêndio e ao final, uma visita ao quartel e formatura.

Para informações sobre futuras datas e escolas abrangidas pelo Programa Bombeiro Mirim, procure a Organização de Bombeiro Militar mais próxima da sua residência.

Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar