PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (372 palavras)

O BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA REALIZA A 2ª JORNADA DE SEGURANÇA OPERACIONAL

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na terça-feira, 24, a 2ª Jornada de Segurança Operacional.

Participaram da jornada as equipes do SAMU Aeromédico de SC que tripulam as aeronaves Arcanjos. No período da manhã houve treinamentos sobre a abordagem prática e integração de equipes de socorro que atendem ocorrências no Resgate Veicular e Triagem em ocorrência com múltiplas vítimas, já que são duas situações bastante sensíveis, complexas e que acontecem com cada vez mais frequência. 



Já no período da tarde, as equipes deslocaram para participar de palestras no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). O ciclo de palestras foi voltado para o uso do Sangue Total no atendimento pré-hospitalar, contando com a presença do médico e professor de patologias da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. A temática foi escolhida por ser uma parceria inovadora no serviço aeromédico do país estabelecida entre o BOA/CBMSC, o SAMU Aeromédico de SC, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE) e que, desde o seu primeiro atendimento usando bolsas de sangue total a bordo dos helicópteros Arcanjos no dia 24 de Julho de 2022, está fazendo a diferença para salvar vidas.



Ressalta-se que durante a palestra, perto das 15h30min, o Arcanjo-01 e 03 foram acionados para realizar o atendimento de um masculino que foi alvejado por vários tiros de arma de fogo na região do tórax, abdômen, braço e coxa. O paciente apresentava um quadro grave, estando inconsciente, com parada cardiorrespiratória (PCR) e com hipovolemia. O paciente teve a PCR revertida e foi usado o Sangue Total para que conseguisse melhorar e estabilizar seus sinais vitais. 


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193