PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (507 palavras)

Final Feliz: Bombeiros e Instituto Chico Mendes retiram rede que impedia o filhote de se alimentar

 

Depois de muito trabalho para localizar o filhote de baleia-franca que estava enrolado em uma rede de pesca, Bombeiros Militares do quartel de Garopaba, pertencente ao 8°Batalhão de Bombeiros Militar, conseguiram cortar as redes que impediam o filhote de se alimentar. A operação foi concluída na tarde desta quinta-feira, 23/8, em parceria com o Instituto Chico Mendes de proteção aos animais marinhos APA- Baleia Franca, do ICMBIO.

 

Saiba mais:

Na manhã desta quarta-feira, pescadores filmaram o filhote numa praia do Sul da Ilha enrolado numa rede de pesca. Ele conseguia se movimentar, mas a rede estava completamente enrolada no bicho. Os biólogos com apoio do Corpo de Bombeiros Militar foram até o local onde estava a baleia e ficaram monitorando o animal na tentativa de retirar a rede. Sem sucesso, eles acabaram amarrando boias para facilitar a localização do filhote, caso este se afastasse muito da costa.

 

 

Nesta manhã de quinta-feira (23/08), o trabalho de buscas foi retomado. A aeronave Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros Militar, a pedido da ONG sobrevoou a região das praias do Sul e Leste da Ilha e também de Palhoça, sem sucesso de encontrar o animal. Quando a Aeronave estava na Guarda do Embaú, recebeu informações de pescadores que encontraram a baleia em Garopaba. Eles abasteceram a aeronave e voltaram a sobrevoar a região, sem sucesso de localizar o animal. Foi quando as equipes dos Bombeiros Militares de Garopaba e do Instituto Chico Mendes conseguiram localizar o animal, que estava bastante estressado. Eles tentaram inicialmente cortar a rede com uso de uma haste, seguindo todos os protocolos de segurança, mas não havia como fazer o corte das tramas.

 

 

Somente quando os Bombeiros Militares desligaram a embarcação e se aproximaram do filhote eles conseguiram tirar a trama. A fêmea acompanhava de perto todo o trabalho minucioso dos Bombeiros. Apesar dos riscos de terem a embarcação naufragada com alguma resistência do filhote ou da mãe, eles conseguiram cortar a rede e libertar o filhote.

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar adverte para os riscos da aproximação de animais marinhos de grande porte. Há todo um protocolo integrado de atuação, seguido por várias organizações para preservar a vida marinha. 

 

ASSISTA AO VÍDEO FEITO SOBRE O DESMALHE DA BALEIA.

 

 

 

O Instituto Chico Mendes- APA- Baleia Franca orienta sobre o que fazer em caso de visualizar um animal marinho encalhado ou em risco.

- Ligue imediatamente para as instituições responsáveis:

- Nunca o force a voltar para a água.

- Caso o animal esteja preso à rede dentro da água, não se aproxime. A presença de embarcações pode estressar ainda mais o animal.

- Ajude a isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados.

-Colabore com a sensibilização e a conscientização da comunidade.

O Instituto disponibiliza o número 0800 642-3341 para atendimento.

 

 

 

 

Instituto Chico Mendes APA- Baleia Franca- ICMBIO

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Vídeo edição: Tiago Moritz- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193