PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (360 palavras)

GASPAR RECEBE FERRAMENTAS DE RESGATE VEICULAR À BATERIA

Na última quinta-feira, 01, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Gaspar, recebeu um conjunto de ferramentas hidráulicas, utilizadas na atividade de resgate veicular. Os conjuntos foram adquiridos pelo Estado de Santa Catarina e destinados para diversos municípios, visando modernizar e reequipar os quartéis. 



A entrega consistiu em um kit formado por três utensílios hidráulicos de intervenção em atividades de resgate veicular da marca Holmatro, modelo Pentheon, sendo: uma tesoura, uma alargador e um cilindro expansor. Todos são à bateria e possuem uma elevada capacidade de força, velocidade e autonomia. A construção dos dispositivos permite dispensar o uso de mangueiras hidráulicas, melhorando a ergonomia e, ainda, possibilita uma troca ágil da bateria, caso necessário.

O valor do kit individual atualmente gira em torno de trezentos mil reais, no entanto, por meio de adesão em ata de licitação de Minas Gerais, obteve-se uma grande economia pela compra em grande quantidade e o custo de cada conjunto foi de R$140.417,60.



No ato da entrega, o tenente Levi Garcia Ribeiro, comandante de Gaspar realizou uma instrução com o efetivo a respeito das características dos equipamentos, manuseio adequado e cuidados em geral. Na ocasião, também foi realizada uma atividade prática de operações em carcaças de automóveis, para que os participantes pudessem se familiarizar com as novas ferramentas.  



"As novas ferramentas serão incorporadas nas viaturas de Gaspar, trazendo mais eficiência, ergonomia e agilidade para os atendimentos mais difíceis, aqueles em que as vítimas estão encarceradas, presas nas ferragens do veículo e é necessário um resgate técnico para o sucesso do salvamento" - comenta o comandante.

Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193