OBM de Joinville promove atividades durante a Operação Alerta Vermelho

Pela primeira vez, Bombeiros Voluntários e Militares de Joinville participaram de uma ação conjunta durante a Semana Nacional de Prevenção. Durante o mês de julho, em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta terça-feira (2), foram promovidas palestras em escolas da rede estadual e municipal de ensino, com objetivo de instruir professores e alunos sobre os cuidados que devem manter no ambiente doméstico para evitar acidentes. A atividade também abre o calendário de eventos dos 127 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ), comemorado no dia 13 de julho.

02.07 AlertaJoinville

Os bombeiros ministrarão palestras para turmas do 4° e 5° anos escolares, visando disseminar as atividades preventivas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. As palestras abordam temas como cuidados básicos nas edificações residenciais em relação ao uso de energia elétrica, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), combustíveis, velas e fogões.

02.07 AlertaJoinville3

Durante as atividades, os estudantes conhecem alguns equipamentos de combate a incêndio, recebem material educativo e um questionário que levam para casa. Com base no conteúdo aprendido na palestra, a criança fará a “vistoria” do local onde mora, junto com os familiares, para verificar a condições das instalações de energia, de gás e outras situações que podem expor a residência ao risco de incêndio. “Este trabalho atende a proposta do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville de estar cada vez mais próximo da comunidade”, diz o comandante do CBVJ, Carlos Kelm.

02.07 AlertaJoinville2

A comandante da 4ª Cia do Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Polliana Müller Giacomin, observa a importância do trabalho de prevenção para reduzir os casos de incêndios em residências unifamiliares, mais vulneráveis às situações de risco porque não passam pelo processo de vistorias obrigatórios por lei como o que se faz em conjuntos multifamiliares, comércio e indústria. Assim “de uma forma lúdica, convidando as crianças pare serem ‘bombeiros por um dia’, conseguimos conscientizá-los para um comportamento seguro e levar as orientações para toda a família”.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários, foram atendidos no período de janeiro à junho de 2019, em Joinville, cerca de noventa incêndios em residências. A estatística também revela que o número de sinistros sofreu aumento no município quando comparado com dados do ano anterior. Durante todo o ano de 2018, os bombeiros voluntários atenderam 117 incêndios em residências. A média de 9,8 atendimentos por mês segue bem abaixo da média dos primeiros meses de 2019, que foi de 15 incêndios por mês. Os dados denotam a importância da união de forças entre as corporações – militar e voluntários – no intuito de diminuir o número de ocorrências dessa natureza.

02.07 AlertaJoinville4

A Operação Alerta Vermelho é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no mês de julho, durante a Semana Nacional de Prevenção, semana em que se comemora também o dia 2 de julho, o Dia Nacional do Bombeiro.

A data e a semana foram definidas pelo Decreto Federal Nr 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar o aniversário da implantação do serviço de extinção de incêndios no Brasil, 2 Jul 1856, determinado por Dom Pedro II. Sendo assim, na semana em que o dia 2 de julho estiver compreendido deve ser realizada também a Semana de Prevenção Contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de tal sinistro.

Considerando que as edificações unifamiliares não são contempladas pela Lei 16.157/13 e, por conseguinte nas Normas de Segurança Contra Incêndio de Santa Catarina, essas edificações não são fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, sendo de suma importância realizar atividades de cunho preventivo para minimizar incêndios e acidentes domésticos nessas residências.

A Operação está sendo adaptada na circunscrição da 4ª Companhia de Bombeiros Militar de Joinville de modo que seja possível a sua aplicação por alunos das escolas da rede estadual e municipal de ensino.

Créditos: Capitão BM Polliana Müller Giacomin – Comandante da 4ª/7ºBBM. Soldado BM Ewa Camila de Matos Oliveira – B5 da 4ª/7ºBBM. Loreni Franck – Assessora de imprensa CBVJ.