OBM de Porto Belo forma novos Bombeiros Comunitários e recebe viaturas

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou na tarde desta quinta-feira (11), a formatura de alunos do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) e do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC), no quartel de Porto Belo. A solenidade também contou com a entrega de duas viaturas, medalhas de mérito e Título Honorífico Amigo do Bombeiro.

12.07 FormaturaPortoBelo4

As viaturas foram entregues pelo prefeito de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, e serão utilizadas pela corporação para a prestação de serviços à comunidade. Complementando a tarde de comemorações, foram entregues medalhas aos Bombeiros Militares, em reconhecimento ao trabalho e disciplina exemplares dedicados ao CBMSC. Foram agraciados:

12.07 FormaturaPortoBelo3

- Medalha de mérito por tempo de serviço, categoria bronze: Cabo BM André Iervolino e Cabo BM Ramiro Gomes Garcia;
- Medalha de Mérito Comunitário: 3º Sargento BM Ivan Fabrício Rubick;
- Medalha de Mérito Atendimento Pré-Hospitalar: Cabo BM Ramiro Gomes Garcia;
- Medalha de Mérito da Segurança Contra Incêndio: Soldado Verlaine Aparecida Sinhorini e Soldado Sidnei Luiz Grolli;
- Medalha comemorativa dos 90 anos do CBMSC: Cabo Wellington Ubiritan Wendt;
- Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza: Soldado Lucian de Oliveira Alves

O Título Honorífico Amigo do Bombeiro foi entregue ao prefeito Emerson Luciano Stein, em retribuição ao apoio ofertado à Organização Bombeiro Militar em benefício da comunidade de Porto Belo. Além de Emerson Stein, estiveram presentes o vice-prefeito Elias Cabral, secretários, vereadores, amigos e familiares dos Bombeiros Militares e Comunitários.

Bombeiro Comunitário

O Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) possui carga horária de 40 horas/aula. Após a formação, o aluno é certificado como Agente Comunitário e Brigadista Voluntário, capacitado a atuar no primeiro auxílio a comunidade diante de emergências. Na solenidade, foram certificados 26 alunos. Alunos que concluíram o CBAE podem se inscrever para o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC), que possui carga horária de 344 horas aula.

12.07 FormaturaPortoBelo

No CFBC, o aluno formado recebe a titulação de Bombeiro Comunitário e Brigadista particular, que o capacita a atuar no primeiro auxilio à comunidade diante de emergências. Nesta formatura, 14 novos Bombeiros Comunitários foram certificados. O primeiro colocado do curso, Leandro Silva, atingiu a maior média final (9,63) e foi agraciado pelo mérito alcançado.

12.07 FormaturaPortoBelo2

O encerramento foi marcado pelo banho de mangueira, tradicional “batismo” dos bombeiros.

Créditos: Vitória Ribas Rios - Estágiaria B5 do 13º BBM